Lenovo Yoga 730

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 6 min

Não sendo muito diferente daquilo que a Lenovo já nos deu a conhecer com o Yoga 530, bem como pelo seu antecessor, o novo Yoga 730 está disponível em versão com ecrã de treze e quinze polegadas, este último o que nos foi enviado para teste.

A qualidade de construção continua ímpar, sendo toda a estrutura deste equipamento da Lenovo construída em alumínio anodizado; neste caso em concreto, temos um acabamento muito elegante, designado ‘Iron Grey’.

O fabricante asiático conseguiu ainda assim reduzir em 13% do peso total face ao seu antecessor Yoga 720 (na versão de quinze polegadas), pesando este equipamento apenas 1,89 kg, uma medida que lhe garante robustez, sem prejudicar significativamente a mobilidade do mesmo.

Visualmente, face ao seu antecessor, as diferenças não são significativas, prevalecendo o teclado retroiluminado com um bom espaçamento entre as teclas. Aqui, achamos que existia espaço suficiente para a Lenovo ter incluído um teclado númerico, bem como isolado melhor as teclas das setas direccionais. Já em relação ao touchpad, não temos nada a apontar, já que revelou ter uma boa precisão.

Para trabalhar

Este Lenovo Yoga 730 poderá, perfeitamente, ser equacionado como equipamento para trabalho, já que oferece características habitualmente associadas a equipamentos profissionais. Entre estas estão um preciso sensor de impressões digitais e uma webcam com microfone duplo, compatíveis com as normas de autenticação Microsoft Windows Hello, para uma segurança adicional da sua conta e respectivos dados.

Outro elemento importante para o sector profissional são as ligações disponíveis que, embora não sejam numerosas, são fundamentais para este tipo de utilização, especialmente no que toca à porta USB 3.1 Type C, compatível com a norma Thunderbolt 3.0, perfeita para ligar diversos monitores externos, dispositivos de armazenamento de dados de alto desempenho, ou outros equipamentos e periféricos compatíveis.

Neste campo, a bateria também oferece capacidades fora do normal para um computador portátil com este hardware: a Lenovo anuncia até onze horas de autonomia, quando utilizado o ecrã de 15,6 polegadas FullHD, reduzindo esse valor para as nove horas nos modelos, como este, com ecrã de resolução 4K.

Estas baterias têm ainda a particularidade de serem compatíveis com carregamento rápido, ou seja, bastam quinze minutos de carga à corrente para garantir até duas horas de autonomia adicionais, uma funcionalidade bestial para quem precisa de viajar muito.

Vertente multimédia

Apesar do chassis extremamente fino, a Lenovo surpreendeu ao incluir uma placa gráfica dedicada da Nvidia, uma GeForce GTX 1050 com 2 GB de memória dedicada. Embora não seja uma gráfica perfeita para correr todo o tipo de jogos, já garante um desempenho mais que aceitável para a grande maioria das situações, especialmente tendo em conta que está acompanhada de um competente processador Intel Core i7-8550U, 16 GB de memória RAM e SSD de 512 GB. O facto de a estrutura do equipamento permitir tornar este computador portátil num tablet, ou numa estação multimédia, tornam-no óptimo para ver filmes ou séries Netflix em 4K, nas horas mortas.

Mas, se o multimédia é a sua vida profissional, saiba que o ecrã táctil de 15,6 polegadas é totalmente compatível com a Lenovo Active Pen 2, vendida separadamente, que é igualmente compatível com a tecnologia Microsoft Ink, uma das mais usadas por artistas gráficos digitais. Se, até aqui,o Lenovo Yoga 730 jáo consegue convencer, deverá ponderar seriamente se toda esta configuração fará sentido para si, já que isto implica um custo de cerca de dois mil euros. Este é o seu único ‘calcanhar de Aquiles’, o que nos leva a torcer o nariz e a não poder recomendar este equipamento.

Ponto final

Versátil, robusto, bom desempenho e surpreendente autonomia são algumas das palavras que rapidamente classificam este Lenovo Yoga 730. Se dispensa o ecrã de grandes dimensões, bem como a controladora Nvidia GeForce, saiba que poderá ter um por 500 euros com a versão de treze polegadas.

+ Qualidade de construção
+ Autonomia
– Preço

Medições: 3,3
Experiência: 2
Preço: 1,2
Nota final: 7,5

Distribuidor: Lenovo
Site: lenovo.com/pt/pt
Preço:€1999

Benchmarks

PCMark8Work PCMark8Home 3D MarkFireStrike 3D Mark IceStorm FarCry4 1920×1080 Very High Metro Last Light DX11 Very High 16x AF
3643 3677 4950 35092 51,6fps 42,99fps

Características Técnicas
Processador: Intel Core i7-8550U a 1,8 GHz
Memória: 16 GB DDR4
Armazenamento: 512 GB SSD M.2
Placa Gráfica:NvidiaGeForceGTX 1050 2GB
Ecrã: 15,6” IPS (3840 x 2160)
Ligações:HDMI, 2x USB 3.1,USB 3.1 Type-C (Thunderbolt 3), jack 3.5 mm
Dimensões: 360 x 249 x 17 mm
Peso:1,89 kg

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version