HP Omen 15

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 5 min

Face à anterior geração, o maior destaque é o novo processador Intel Core de oitava geração. Será o suficiente para manter o Omen 15 relevante?

Visualmente, as diferenças face à anterior geração só são perceptíveis quando abrimos a tampa e nos deparamos com a redução significativa das molduras laterais do monitor de 15,6 polegadas, o que nos levou a medir e a comparar com a anterior geração. Estamos a falar numa redução de 28 mm em termos de largura, 12 mm em comprimento e 300 gramas em termos de peso, diferenças significativas, especialmente para quem desejar transportar este equipamento para uma LAN party, ou levá-lo consigo durante as férias.

Felizmente, esta redução nas dimensões não levou a que o teclado fosse redimensionado, como acontece com muitos portáteis de gaming, onde encontramos teclas como as setas direccionais integradas no teclado numérico, algo que é ergonomicamente mau para adeptos de videojogos.

Orientado para gaming

Felizmente, o teclado revelou ser bastante confortável para utilizações intensivas, seja para escrever longos textos como este, seja para jogar durante várias horas de forma confortável. Essa é a vantagem da utilização de teclados de membrana em computadores portáteis, em vez de teclados mecânicos, que continuam a não ser tão agradáveis de usar (devido ao curso disponibilizado).

Já o touchpad, que não é retroiluminado como o teclado (encarnado), tem um funcionamento bastante preciso, mas recomendamos a utilização de um rato externo para alguns jogos mais exigentes em termos de precisão, como Far Cry 5 ou Call of Duty.

O ecrã manteve a resolução do modelo anterior (FullHD), bem como a excelente qualidade de imagem, graças ao uso de um painel IPS, mas esperávamos que a HP integrasse o novo painel de 144 Hz em toda a gama Omen 15, algo que não aconteceu no modelo que a HP nos enviou para teste.

Mudanças internas

Com a redução significativamente de peso e dimensões, seria de esperar que existissem algumas alterações em termos de interiores, como o circuito de refrigeração dos componentes mais exigentes, como o processador e a placa gráfica dedicada.

Estranhamente, o circuito foi estranhamente silencioso e eficaz, mesmo durante testes mais exigentes, embora o processador aqui instalado, o novo Core i7-8750U, seja bem mais quente do que a Intel nos tenta convencer. Estranhamente, embora o processador seja novo face ao anterior Omen 15, o resto da configuração é praticamente idêntica, ou seja, continuamos a contar com a mesma GeForce GTX 1050 Ti de 4GB de memória dedicada, razão pela qual não notámos qualquer evolução nos resultados dos testes gráficos.

Já nos testes de sistema notámos uma melhoria significativa, graças à maior eficiência do novo processador face ao anterior, mas também pelo aumento na velocidade dos 16GB de memória DDR4 utilizada, de 2666 MHz face aos anteriores 2400 MHz.

Ponto final

Esperávamos mais novidades face ao seu antecessor, já que em termos de hardware, o novo processador da Intel não é argumento suficiente para justificar a compra deste modelo. Porém, se tiver que escolher entre um e outro, este novo modelo é mais barato, compacto, leve e oferece um desempenho equivalente.

+ Desempenho
+ Visual arrojado
– Poucas novidades

Medições: 3,5
Experiência: 3
Preço: 2
Nota final:8,5

Distribuidor: HP
Site: hp.pt
Preço:€1299

Benchmarks

PCMark8 Work PCMark8Home 3DMark 11FireStrike 3DMark 11IceStorm FarCry4 (1920×1080 Very High) Metro Last Light 1920 x 1080 DX11 Very High AF 16x
3818 3810 6743 88 173 66,1fps 62,18fps

Características Técnicas
Processador: Intel Core i7-8750H a 2,2 GHz (4,1 GHz em Turbo Boost)
Memória: 16 GB DDR4 2666 MHz
Armazenamento: 256 GB SSD PCIe NVMe
Placa Gráfica: Nvidia GeForce GTX 1050 Ti 4GB
Ecrã: 15,6 polegadas IPS (1920 x 1080)
Ligações:3x USB 3.1, USBType-C 3.1, HDMI, Mini DisplayPort, GigabitLAN, SD, jackde 3,5 mm
Dimensões: 360x 263x 25mm
Peso: 2,32 Kg

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version