Linux – Um sistema operativo moderno e seguro

Por: André Paula
Tempo de leitura: 3 min

Um passado distante

Há 25 anos, o Linux de hoje, não era de todo um sistema amigável, era sim um sistema usado por técnicos. Recordo-me dos meus tempos escolares entre 2000 e 2001, no curso de informática, onde tive uma disciplina que dei Linux, e grande parte da matéria mostrava a importância de usar o sistema para determinadas funções, como recuperação de dados em sistemas Windows e onde o terminal tinha um papel importante. Ainda hoje tenho as fotocópias dos comandos que foram dados na altura. Nessa época, pensar em Linux como sistema operativo para usar em casa, estava fora de questão.


A primeira distribuição Linux que tive contacto foi o Kurumin, desenvolvida no Brasil, mas apesar de amigável, estava longe de ser aquilo que hoje são as muitas distribuições disponíveis.
Estamos em 2019 e usar Linux como sistema operativo em casa, é uma opção muito válida e amigável para substituir o tradicional Windows. O enorme esforço da comunidade em divulgar e desenvolver um sistema operativo prático e moderno, para qualquer pessoa, quer tenha poucos ou nenhuns conhecimentos técnicos, foi de extrema importância para esta evolução. Por isso, aquela ideia de ser um sistema difícil de usar, só para técnicos, é coisa do passado.

Porque uso Linux

Porque é gratuito e livre. Só custa o tempo do download ser feito e isso vai depender do vosso serviço de internet. Pode ser usado livremente, editado e aprimorado o código fonte, o que ajuda na correcção e detecção de erros ou vírus, sim, o Linux também tem vírus, mas como é de código aberto, torna-se mais seguro. Muitos se esquecem que um computador ligado a internet, é como uma casa com a porta aberta. Diferente do Windows que é preciso no mínimo instalar um antivírus e uma firewall, em Linux não existe essa obrigatoriedade, pois oferece uma melhor separação entre utilizador e administrador, o próprio sistema está preparado para ser mais difícil ser infectado por vírus ou backdoors e as actualizações regulares ao sistema, reforçam isso. Por ultimo, funciona em qualquer hardware. Já instalei em vários computadores e portáteis, desde o Pentium 4, até aos actuais Quad e Octa cores, desde Intel a AMD, enfim, muito dificilmente não vão conseguir instalar Linux no vosso computador.

Não é perfeito

Nem tudo são “Rosas”, também existem “Espinhos”, mas assim como uma Rosa não perde a sua beleza devido aos espinhos, assim é o Linux, as vantagens e o seu potencial superam qualquer dificuldade que possam ter.
Depois de seis anos a usa-lo regularmente, consigo afirmar com toda a certeza que vale a pena ser explorado e é uma excelente alternativa como sistema operativo em casa.

 

Etiquetas:
Seguir:
Estar sempre actualizado com as novidades tecnológicas é para mim importante, em especial com tudo o que esteja relacionado com open source, linux e software livre, por isso tenho um podcast e escrevo sobre estes temas.
Exit mobile version