MobilidadeReviews

Asus ZenBook Pro 15

Com a tampa fechada, o novo ZenBook Pro 15 da Asus parece um tradicional ZenBook, com o corpo metálico, boa qualidade de construção, chassis robusto e dimensões interessantes para tudo o que oferece. Abrindo a tampa, a situação não muda muito de figura… até decidirmos ligar o computador. É quando entramos no Windows que somos surpreendidos por um touchpad que se transforma num segundo ecrã táctil de 5,5 polegadas com resolução FullHD (1920 x 1080). Designado ‘ScreenPad’, este ecrã pode ser totalmente desligado, podemos desligar apenas a imagem para actuar como um touchpad normal, como um extensor do ecrã principal ou usar o ecrã como um ecrã de atalho a aplicações desenvolvidas especificamente para o mesmo.

Esta última finalidade é, muito honestamente, a mais útil, ao permitir a utilização do ScreenPad enquanto atalho a ferramentas adicionais de aplicações como o Adobe Photoshop, ou Premiere Pro. Estranhamente, enquanto touchpad tradicional, o ScreenPad revelou ser mais preciso os últimos touchpad da Asus que temos experimentado.

Para trabalho

Embora seja um dos primeiros computadores portáteis a usar um processador Intel Core i9, certamente o primeiro que passou aqui pela redacção da PCGuia, isso não significa que este computador tenha sido feito para jogar, embora a Nvidia GeForce GTX 1050 Ti de 4 GB nos possa dizer que sim.

É certo que conseguimos correr alguns jogos sem grande hesitação, mas não foi para esta finalidade que este computador foi criado, até porque o chassis em nada apela aos entusiastas dos videojogos, mas sim dos utilizadores profissionais, que precisam de uma máquina elegante e de elevado desempenho.

Os 16GB de memória RAM (soldada na motherboard) e a unidade de armazenamento SSD de 1TBPCIeNVMesão prova do empenho da Asus em tornar esta máquina mais apelativa a utilizadores profissionais, bem como o facto de usar um ecrã táctil de 15,6 polegadas, que além de ser do tipo IPS, utiliza uma resolução 4K (3860×2160) com umareprodução de cores de 100% da palete de cores do espectro Adobe RGB, o mais utilizado e desejado por profissionais de imagem.

Limitações

Apesar da configuração que, à partida, prometia bater alguns recordes de desempenho, especialmente por usar o poderoso processador Intel Core i9-8950HK de seis núcleos a 2,9 GHz (4,8 GHz em Turbo), a realidade é que os resultados em alguns testes ficaram aquém das espectativas.
Isto foi válido não só nos testes sintéticos que dependiam essencialmente do desempenho do CPU, memória e SSD, como dos jogos, que dependiam essencialmente do CPU e da placa gráfica.

Se verificarmos que em alguns casos o desempenho chegou a ser inferior ao registado em alguns equipamentos com a mesma placa gráfica, mas processador de anterior geração (Corei7-7700HQ), então talvez estejamos perante um processador que ainda não está devidamente optimizado em termos de software, pelo que se torna impossível recomendarmos o mesmo face a alternativas que são, actualmente, significativamente mais acessíveis.

Ponto Final

Embora seja bastante discreto para a configuração utilizada, este ZenBookPro revelou ser mais especial em termos de funcionalidades e características, do que em desempenho, como a Asus gostaria. A utilização do ScreenPad, embora interessante, requer habituação e maior suporte em termos de software que tire partido do mesmo.

+ Qualidade de construção
+ Funcionamento do ScreenPad
– Desempenho aquém do esperado
– Preço

Medições: 3,3
Experiência:2
Preço: 0,7
Nota final:7

Distribuidor: Asus
Site: asus.pt
Preço: €2999,99

Benchmarks

PCMark8Work PCMark8Home 3D MarkFirestrike 3D MarkIceStorm FarCry4 1920×1080 Very High Metro Last Light 1920×1080 DX11 Very High 16x AF
3156 3313 6324 83 749 55 58

Características Técnicas
Processador: Intel Core i9-8950HK a 2,9 GHz
Memória: 16 GB DDR4 2400 MHz
Armazenamento: 1 TB SSD PCIe NVMe
Placa Gráfica: Nvidia GeForce GTX 1050 Ti 4 GB
Ecrã: 15,6 polegadas IPS (3840 x 2160)
Ligações:2x USB3.1 Gen2,2xUSB 3.1 Gen2Type-C(Thunderbolt3),HDMI,MicroSD,jack3,5 mm
Dimensões: 365x241x18,9mm
Peso: 1,88kg

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×