MobilidadeReviews

Alcatel 5

A Alcatel continua na sua senda de oferecer terminais de baixo custo e, desta vez, até oferece algumas opções interessantes neste 5, cujo preço não ultrapassa os 200 euros. Uma delas é a dupla câmara (13 + 5 MP) frontal que, no modo selfie, sempre que detecta mais que uma cara aumenta o ângulo para os 120 graus para tirar uma foto mais ampla. Outra é a detecção facial, a que a marca chama Face Key, mas que nem de perto, nem de longe se pode comparar com d Face ID da Apple, desde logo porque as tecnologias de mapeamento dos rostos são totalmente diferentes. Ainda assim, é bom ver a Alcatel a introduzir estas funcionalidades no 5, que seriam apenas de esperar em smartphones mais avançados.

Ainda neste campo das características distintivas temos a ligação USB-C que substitui a tradicional microUSB, tão natural de encontrar também noutros smartphones mais baratos. Isto não impediu, contudo, que o Alcatel 5 tivesse descartado a entrada jack 3,5 para usar com auscultadores, algo que os utilizadores de terminais nesta faixa de preço ainda consideram muito útil. Na traseira, e agora entrando mais naquilo que já é natural encontrar em quase todos o terminais de todas as gamas, está o sensor de impressões digitais, de forma redonda, mesmo por baixo da câmara principal de 12 MP. Esta consegue tirar fotos e gravar vídeos de forma bastante aceitável, mas, claro, em condições de fraca luminosidade sentem-se as limitações deste terminal.

Onde o Alcatel 5 surpreendeu pela positiva foi nos nossos testes de desempenho, ao alcançar resultados que confirmam a nossa experiência: fluída e sem grandes problemas na utilização das apps (o sistema operativo é o 7.0 Nougat); contudo, notámos alguma lentidão a lançar a app da câmara e a tirar fotografias. Outro valor positivo foram os quase 700 minutos de autonomia: estávamos à espera de um resultado substancialmente mais baixo.

Do que não gostámos mesmo nada foi do design, especialmente na solução encontrada pela Alcatel para o topo frontal: cerca de 1 cm de bezel é demais para aquilo que vemos hoje em dia noutros modelos – felizmente, dos lados e em baixo os limites são bem menores, o que favorece mais o ecrã de 5,7 polegadas; a traseira, que parece em metal escovado, é plástica e os detalhes em dourado na câmara e no sensor de impressões digitais também não nos convenceram – preferíamos ver uma solução de design mais sóbria.

Ponto final

O Alcatel 5 é um bom smartphone de baixo custo, mas o design pode ser um contra para quem gosta de terminais com linhas mais dentro das tendências actuais. Os grandes destaques são as funcionalidades que só costumamos ver em terminais mais caros; em sentido oposto está o design e o Joy Launcher, o launcher que a marca põe por cima do Android.

+ Dupla câmara frontal
+ Bateria
+ Desempenho
– Design
– Joy Launcher

Medições: 1,25
Experiência de Utilização: 4,8
Preço / Qualidade: 0,9
Nota Final: 7

Distribuidor: Alcatel
Site: eu.alcatelmobile.com/pt
Preço: €169,99

Benchmarks

AnTuTu 3D Mark Ice Storm Unlimited PCMark 8 Work PCMark 8 Autonomia
52 034 8551 3121 691 minutos

Características Técnicas
Processador: Mediatek MT6750 octa-core (4 x 1,5 GHz Cortex A53 + 4 x1,0 GHz Cortex A53)
Memória: 3 GB
Armazenamento: 32 GB
Câmaras: 12 MP (traseira), 13 MP + 5 MP (frontal)
Ecrã: 5,7” IPS LCD (720 x 1440), 282ppi
Bateria: 3000mAh
Dimensões: 152,3 x 71,1 x 8,4 mm
Peso: 144 gr

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×