PeriféricosReviews

Play – Corsair K63 Wireless e Gaming Lapboard

Depois do rato para jogos Darkcore, que pode ser utilizado com ligações de 2,4GHz ou Bluetooth, testamos agora o teclado wireless K63 e um acessório com o qual pode ser usado, o Gaming Lapboard.

Este teclado foi pensado para jogadores “a sério” e tem uma configuração mais compacta, com teclas muito salientes. Além disso, não tem teclado numérico, nem teclas programáveis do lado esquerdo. Os interruptores das teclas são Cherry MX Red que oferecem uma boa resistência aos maus tratos, mas não são excessivamente barulhentos como alguns dos interruptores que se encontram na maioria dos teclados para jogos.

Como é hábito na Corsair, os botões multimédia estão na parte de cima, junto às teclas de função. O K63 não utiliza pilhas para a alimentação: em vez disso tem uma bateria que é recarregada através de um cabo com ligação microUSB. Tal como acontece com o rato DarkCore, a ligação ao computador pode ser feita com cabo, Bluetooth ou através de uma ligação proprietária a 2,4 GHz que implica a utilização de um dongle USB que vem incluído.

Como já é hábito neste tipo de periféricos, o K63 tem um sistema de iluminação RGB que ilumina a parte de baixo das teclas e os botões.

No entanto, ao contrário de outro hardware deste tipo (e desta marca), não é possível programar a iluminação. O utilizador está assim limitado aos esquemas de iluminação que já estão definidos no firmware do teclado. A única razão para isto deve prender-se com o consumo excessivo de energia que um sistema de iluminação mais dinâmico teria, o que reduziria substancialmente o tempo de vida entre cargas da bateria.

Versatilidade sem fios
A acompanhar o teclado vem também um apoio para os pulsos com acabamento em borracha que pode ser removido se não for necessário. Para utilização em conjunto com este teclado, a Corsair enviou-nos também a Gaming Lapboard, um suporte, feito de propósito para o K63 que inclui um mousepad do lado direito e uma almofada por baixo, que tem como objectivo permitir a utilização deste teclado em conjunto com um rato, para estar sentado no sofá a jogar.

Utilizei este teclado tento em PC como numa Xbox One X e funcionou na perfeição, tanto com fios, como em modo wireless. A Corsair anuncia um tempo de resposta em modo sem fios de 1 milissegundo – com efeito, em modo wireless, não senti grande lag entre o toque nas teclas e a acção respectiva no ecrã.

No que toca à bateria, a Corsair anuncia 15horas de funcionamento em modo de iluminação totaldo teclado, mas esse tempo pode chegar às 75, se desligar a iluminação por completo. Na minha experiência, a bateria durou mesmo as cerca de 15 horas anunciadas. Já no que toca ao carregamento, que devia ser rápido, é que as coisas são um pouco mais lentas.

Falando agora do Gaming LapBoard, faz o que diz na caixa e permite uma instalação perfeita do K63 para jogar confortavelmente sentado num sofá. No entanto, tenho dois reparos a fazer. Primeiro, a Corsair podia ter aproveitado o espaço para incluir uma bateria de apoio, ou, pelo menos, um espaço para se instalar um powerbank. Segundo, o acabamento, pelo menos da unidade que nos chegou, não está ao nível do que a Corsair nos habituou. Por exemplo, o mousepad parece que foi colado um pouco sem cuidado. E,já agora,podia ser amovível.

Corsair K63 Wireless
+ Compacto
+ Sem lag
-Iluminação limitada

Funcionalidades: 1,5
Experiência de utilização: 3,5
Preço/Qualidade: 4
Nota final: 9
Selo Reviews

Distribuidor: Corsair
Site: corsair.com
Preço: €129

Características técnicas:
Peso: 1,09kg
Teclas: Cherry MX Red
Número de teclas: 87
Ligação: Wireless (2,4 GHz, Bluetooth 4.2), cabo USB
Distância máxima de funcionamento wireless: 10m

Corsair Gaming Lapboard
+ Faz tudo a que se propõe
– Acabamento
-Faltam algumas coisas

Funcionalidades: 1,5
Experiência de utilização: 3,5
Preço/qualidade: 3
Nota final: 8

Distribuidor: Corsair
Site: corsair.com
Preço: €59

PCGuia
Pedro Tróia
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia e fique a par das últimas notícias, dicas e truques de hardware e software.
Subscrever
close-link
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×