MobilidadeReviews

LG Gram 15

Depois de testarmos o novo LG Gram podemos afirmar que este regresso foi feito com o pé direito: o resultado é um ultrabook que tem tudo para ser uma nova referência.

De regresso a Portugal após ter abandonado a Europa há mais de dez anos, a LG acredita ter apostado no segmento mais interessante do mercado, e o único que mantém um registo de crescimento de dois dígitos: o dos ultrabooks. Porém, a marca não quis lançar mais um ultrabook, mas sim ‘o’ ultrabook, com a família Gram, que em Portugal está apenas disponível apenas com ecrãs de 14 e 15 polegadas (o de 13” fica de fora da oferta nacional da LG).

O modelo que recebemos para teste foi o 15 Z980, que se destaca pelo leve peso (1,087g) para um portátil equipado com um ecrã de 15,6 polegadas. O Gram distingue-se ainda pelo excelente desempenho demonstrado, bem como pela autonomia registada que, ainda assim, ficou aquém da anunciada. Mas já lá vamos.

Construção sólida
Recorrendo a uma construção sólida, mas não excessiva, composta maioritariamente por uma liga de nano carbono e magnésio, que além de ter passado diversos testes, que permitiram a atribuição da certificação militar MIL-STD 810G, permite alguma maneabilidade para absorver a energia de pequenos impactos, como uma pequena queda ao chão.

A utilização desta liga contribui, e muito, para o baixo peso registado, sem deixar de lado componentes que são, actualmente, fundamentais para equipamentos do segmento, como a webcam, que está discretamente embebida na quase inexistente moldura do ecrã, bem como um discreto sensor de impressões digitais, integrado no botão de power.

Existem ainda outros detalhes como teclado retroiluminado, com dois níveis de brilho, touchpad muito preciso com suporte até quatro toques em simultâneo, e todas as ligações que poderia exigir de um computador deste segmento, como três portas USB 3.0, uma porta USB 3.0 Type-C (necessária para o adaptador Ethernet fornecido), uma saída HDMI e um leitor de cartões MicroSD.

Desempenho
Embora utilize uma plataforma Intel Core de oitava geração, composto pelo processador Core i5-8250U, este revelou um desempenho superior a, praticamente, todos os ultrabooks que testámos nos últimos tempos, em especial nos testes relacionados com gráficos, 3DMark. Porém, onde o LG Gram se superou foi na autonomia, graças à bateria de grande capacidade (72 Wh), que garantiu quase nove horas nos testes de bateria do PCMark 8.

Este valor ficou aquém das dezasseis horas anunciadas pela LG, mas não deixa de ser um valor impressionante, que superou todos os computadores portáteis que testámos nos últimos três anos, incluindo o Microsoft Surface Book 2, com o módulo de bateria adicional, ou o Lenovo Thinkpad X1.

O resto da configuração inclui dois módulos de memória DDR4 com 4GB cada, e um módulo M.2 de 256GB SSD, existindo um módulo M.2 adicional, caso pretenda expandir o armazenamento.

Ponto final

A LG regressou com o pé direito no mercado dos computadores portáteis, com um equipamento impressionantemente leve, rápido e com uma autonomia de fazer inveja aos restantes fabricantes. O preço, embora alto, está adequado às qualidades oferecidas.

+ Autonomia
+ Dimensões e peso
-Preço

Medições: 3,6
Experiência:2
Preço: 2,5
Nota final: 8

Distribuidor: LG
Site: lg.com/pt
Preço:€1399

Benchmarks

Arranque Windows Peso PCMark10 PCMark10 Extended PCMark8 Battery 3DMarkCloudgate
9,16s 1,087Kg 3234 2386 497minutos 8231

Características Técnicas
Processador: Intel Core i5-8250U a 1,6 GHz
Memória: 2 x 4 GB DDR4
Armazenamento: 256 GB SSD M.2
Placa Gráfica:Intel UHD Graphics 620
Ecrã: 15,6” IPS (1920 x 1080)
Ligações:HDMI,3x USB 3.0,USB 3.0Type-C, jack 3,5 mm, MicroSD, Ethernet (comadaptadorUSB Type-C), Wi-Fi, Bluetooth
Dimensões: 357,6x 228,4×16,8mm
Peso:1,087kg

PCGuia
Gustavo Dias
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia e fique a par das últimas notícias, dicas e truques de hardware e software.
Subscrever
close-link