Sony tem nova patente para um cartucho para distribuição de videojogos

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Uma nova patente atribuída à Sony indicia que apesar da Playstation Vita não ter tido o sucesso que a empresa esperava, a Sony não vai desistir de tentar entrar no lucrativo mercado das consolas de videojogos portáteis. Esta patente pedida na Coreia do Sul mostra o design de um cartucho electrónico e foi tornada pública pelo serviço de patentes do país (KIPRIS).

A patente não dá grandes pistas acerca do funcionamento dos novos cartuchos, para além de indicar que é feito de resina sintética e metal, mas sugere que a Sony está a pensar seriamente numa nova consola portátil depois do falhanço comercial que foi a PS Vita. Em termos de comparação a PS Vita, que vai deixar de ser produzida no Japão para o ano que vem, vendeu apenas 16 milhões de unidades em todo o mundo, enquanto a concorrente directa, a Nintendo 3DS vendeu 73 milhões, já para não falar que a antecessora, a PSP, que vendeu 80 milhões.

Oficialmente a Sony não está a considerar a produção de um novo dispositivo portátil, no entanto, em Maio, o director da divisão Playstation da empresa, John Kodera, deu pistas de que a Sony continua interessada nesta área, dizendo que um novo dispositivo móvel +e “um método de dar mais experiências de jogo.” Contudo, este comentário pode apenas querer dizer que a Sony quer expandir os seus serviços de streaming de jogos, que permitem, por exemplo, utilizar jogos da PS4 em alguns smartphones através de rede.

Por outro lado, é sabido que a Sony, tal como outras empresas tecnológicas, pedem dezenas de patentes por ano para dispositivos e tecnologias que podem nunca vir a ser produzidas e vendidas ao público. Desde 2015 que existem várias patentes pertencentes à Sony que indiciam a um possível sucessor da PS Vita.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version