INL: Candidaturas ao projecto KETmaritime terminam a 10 de Dezembro

INL New
INL

O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) tem a decorrer até ao dia 10 de Dezembro o período de candidaturas para a Open Call do projecto KETmaritime.

O objectivo deste programa é “oferecer às pequenas e médias empresas ligadas ao sector do mar consultoria científica gratuita para a aplicação de tecnologias que lhes permitam desenvolver produtos e serviços inovadores”.

Numa segunda fase, vão ser escolhidas quatro empresas para serem desenvolvidos projectos-piloto com recurso a tecnologias inovadoras, em conjunto com os vários parceiros do projecto KETmaritime.

Recorde-se que o KETmaritime é um projecto internacional, liderado pelo INL, e que tem como parceiros Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Irlanda. No total, o projecto KETmaritime tem cerca de 1 milhão de euros disponíveis para ajudar a levar as empresas ligadas à indústria do mar as chamadas Key Enabling Technologies (KET) – que incluem desde a micro e nanoelectrónica; passando pela nanotecnologia; a biotecnologia industrial; os novos materiais; a fotónica e também as tecnologias avançadas de fabrico.

Podem candidatar-se a este projecto as pequenas e médias empresas de toda a Zona Atlântica abrangida pelo projecto KETmaritime, nas áreas da construção naval; reparação e manutenção de navios e portos; navegação e logística; energias renováveis marinhas; petróleo e gás; pesca e aquicultura; biotecnologia marinha; processamento de peixe; entre outras.

As candidaturas podem ser apresentadas em português, inglês ou espanhol. Após o período de candidaturas, um comité composto pelos sete parceiros do projecto KETmaritime (INL; CIMAP; Fórum Oceano; MaREI; MSE; Prodintec e AIMEN) irá analisar as mesmas fazendo a escolha das PME que vão participar nas duas fases desta Open Call.

Os resultados para a primeira fase da Open Call (consultoria científica gratuita) vão ser conhecidos até ao dia 15 de Janeiro de 2019. Já os resultados da segunda fase, relativa às quatro PME seleccionadas para o desenvolvimento de projectos-piloto, vão ser conhecidos até 12 de Abril de 2019.

Via Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL).