Bose Sleepbuds

Tem uma vizinhança barulhenta? Vive ao pé de um aeroporto? A Bose tem uma solução para dormir descansado.
Bose Sleepbuds

Não há nada pior que estar na cama a tentar dormir e quando se está quase a chegar finalmente ao sono, um barulho da rua ou da vizinhança desperta-nos. Depois para voltar a chegar ao sono vai demorar mais. Muito mais.

A Bose recentemente teve a ideia de lançar uns auscultadores com isolamento para ajudar a adormecer, mas para medir a predisposição do mercado para receber um dispositivo destes e também para arranjar fundos para o investimento no seu fabrico, pela primeira vez lançou uma campanha no site de crowdfunfing Indiegogo. A recepção a este produto parece ter sido positiva, porque em Junho a Bose lançou os ditos Sleepbuds para o público em geral.

Os Sleepbuds são pequenos auriculares com isolamento passivo de ruído e tecnologia Bluetooth que lhes permitem comunicar com um smartphone durante a noite. Esta comunicação é necessária porque eles reproduzem sons repetitivos e supostamente calmantes que ajudam o utilizador a adormecer e ter um sono relaxante, mesmo em ambientes que de outra forma seriam barulhentos demais para dormir bem. Os sons disponíveis são:

Rustle: Folhas a serem remexidas pelo vento.

Cascade: Uma queda de água.

Shower: Gentle rain falling on leaves.

Circulate: Um ruído semelhante ao de uma ventoinha ou ar condicionado.

Altitude: Som ambiente semelhante ao de uma cabine de um avião, mas mais baixo.

Swell: Ondas do mar.

Campfire: Uma fogueira e grilos ao longe.

Warm static: Ruído repetitivo.

Downstream: Uma ribeira a correr.

Tranquility: Uma melodia repetitiva.

Sons Bose Sleepbuds

Para que funcionem os Sleepbuds necessitam de uma aplicação específica que está disponível para iOS e Android que tem de estar sempre activa enquanto estão a ser utilizados. A bateria dura 16 horas e está incluído um estojo que serve para os emparelhar e carregar a bateria. O estojo é de alumínio e tem um conjunto de LED no rebordo que serve para indicar a quantidade de energia da bateria e se está ou não a carregar as baterias dos auriculares. O carregamento da bateria do estojo é feito através de um cabo com ficha microUSB.

Dentro da caixa estão também peças de silicone com três tamanhos diferentes para conseguir adaptar os Sleepbuds a ouvidos de qualquer dimensão.

Antes de mais há que saber que existe uma coisa que estes auriculares não fazem: reproduzir música. Para além dos sons vindos da app, os Sleepbuds não conseguem reproduzir mais nada. A ideia é mesmo serem um auxiliar do sono e não uns auscultadores tradicionais, porque para música a Bose já tem uma linha completa de auscultadores com e sem cancelamento de ruído.

E funciona?

Não posso dizer que viva num sítio muito barulhento, mas mesmo assim decidi experimentá-los num contexto de utilização real e posso dizer que sim. Funcionam. Assim que se colocam nas orelhas, o ruído ambiente reduz-se substancialmente e quando se ligam os sons não se consegue ouvir praticamente outra coisa. No entanto, não é como a experiência de utilizar uns auscultadores com cancelamento activo de ruído que parece que se entra para dentro de um estúdio com isolamento sonoro, se houver um ruído bastante forte no quarto, como o de um alarme, de certeza que se ouve.

Bose Sleepbuds

Por serem mais pequenos que os auriculares tradicionais, os Sleepbuds ficam mais dentro da orelha e isso faz com que não incomodem nada quando se está a dormir, também não causam nenhuma impressão desconfortável. Curiosamente os sons ajudam mesmo a adormecer. O utilizador pode optar por manter um único som durante toda a noite ou alternar entre os vários. Uma outra função é a possibilidade de se definir um alarme para acordar a horas.

Mas nem tudo são só rosas, há vários aspectos que podiam ser melhorados a começar pela necessidade de se ter o smartphone ligado sempre que os Sleepbuds estão a funcionar por causa da app, isto obriga, no caso dos dispositivos com bateria mais fraca, a estarem ligados à corrente, porque se não a bateria vai-se num instante. Compreendo que muita gente dorme com o smartphone na mesa-de-cabeceira, mas a Bose podia ter pensado num sistema em que os sons eram passados para uma memória nos auscultadores e assim deixava de ser necessário ter o smartphone sempre ligado.

Em Portugal estes Sleepbuds custam €269.

Mais informação no site da ABC, a representante da Bose em Portugal.

Bose Sleepbuds
8.7
Bose Sleepbuds
Gostámos
  • Isolamento
  • Sons ambiente
A rever
  • Preço
  • Funcionalidades
    9
  • Experiência de utilização
    9
  • Preço/Qualidade
    8
Categorias
Gadgets

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link