Asus Blue Cave AC2600

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 6 min

Felizmente, os operadores estão a começar a mudar e a apostar um pouco no visual e no desempenho dos routers fornecidos aos seus clientes. Porém, continuam longe de serem perfeitos, razão pela qual modelos como o novo Blue Cave da Asus têm mercado.

Apresentado como um router compacto dual-band de alto desempenho criado especificamente para casas inteligentes, este Blue Cave é muito mais que isso. Em termos visuais, este router da Asus distingue-se pelo design semelhante ao de uma máquina de lavar roupa à escala, devido ao recurso a um orifício central com acabamento azulado, reforçado pela utilização de um LED azul que serve de diagnóstico da ligação sem fios.

Tecnicamente, a utilização deste design em nada influencia o desempenho, apenas o torna diferente dos tradicionais routers. Se, à frente, o design limpo marca a diferença, na traseira estão todas as habituais ligações de um dispositivo do género: uma WAN, quatro Gigabit LAN,e um USB 3.1, para ligar e partilhar uma impressora ou disco externo em rede. Estão ainda presentes as discretas saídas de ar, fundamentais para garantir um correcto funcionamento da exigente solução utilizada pela Asus.

Intel Inside

O Blue Cave traz uma plataforma Intel de última geração, composta pelo SoC Lantiq AnyWAN GRX350 (dual-core de 1,6 GHz), 512 MB de memória RAM e 128 MB de armazenamento para o sistema operativo utilizado, bem como o software necessário para controlar todas as funcionalidades suportadas.

Devido ao tipo de arquitectura usada, que se assemelha à de um mini-PC, conseguimos facilmente explicar o porquê do tempo de demora até que as ligações Wi-Fi fiquem prontas para usar, depois de ligarmos o equipamento. A configuração não poderia ser mais simples, bastando aceder ao endereço http://router.asus.com a partir de um computador ligado a uma das portas Gigabit LAN do mesmo, ou através da aplicação móvel Asus Router (iOS e Android).

Em termos de desempenho, embora a Asus anuncie que a disposição das antenas internas permite obter um desempenho que pode ser até 28% superior ao de routers equivalentes com antenas externas, não foi esse o resultado que obtivemos durante os testes, pelo menos usando a largura de banda de 2,4 GHz. Porém, o resultado mudou totalmente com a banda dos 5 GHz.

Comparando com o Smart Router da Vodafone (AC1300)que temos na PC Guia, registámos um aumento de quase o dobro da largura de banda com o Blue Cave. Veja a tabela comparativa com os resultados registados próximos de cada router e os que obtivemos na outra extremidade do escritório da redacção.

Extras

Além da já referida porta USB 3.1 para adicionar uma impressora ou disco externo, que poderá ser partilhado em rede, este router da Asus distingue-se por oferecer uma protecção completa a todos os dispositivos ligados a si.
Como se não bastasse, a Asus oferece uma subscrição para quatro dispositivos do Anti-Vírus da TrendMicro (dois smartphones e dois PC Windows), durante um ano. O Blue Cave inclui ainda um completo sistema de gestão de controlo parental, que filtra conteúdos segundo o tipo, bem como especifica horários de acesso à internet, podendo verificar gráficos de actividade por utilizador. Conforme lhe dissemos no início, este router foi criado para as casas inteligentes, pelo que pode ser integrado como Amazon Alexa e receber instruções através de comandos por voz (funciona bem),ou com o IFTTT, para gerir situações como desligar o acesso ao Wi-Fi durante as horas das refeições.

Ponto final

Enquanto router simples, é difícil justificar o preço deste Blue Cave, não fosse pelo excelente desempenho registado, em especial pela banda dos 5 GHz, tanto em largura de banda como de alcance. As funcionalidades adicionais são o extra que o tornam mais atraente e a razão que talvez nos levasse a desistir do router do nosso fornecedor de Internet.

+Desempenho na banda dos 5 GHz
+Funções adicionais
-Tempo de arranque da ligação Wi-Fi

Funcionalidades: 2
Experiência de utilização: 4
Preço/Qualidade: 3
Nota:9

Distribuidor: Asus
Contacto: asus.pt
Preço: €239

Desempenho próximo (Download/Upload) Desempenho afastado (Download/Upload)
Asus Blue Cave 2,4 GHz 97 MB/s – 92 MB/s 42 MB/s – 14 MB/s
Asus Blue Cave 5 GHz 522 MB/s – 210 MB/s 467 MB/s – 205 MB/s
Vodafone Smart Router 2,4 GHz 56 MB/s – 72 MB/s 27 MB/s – 33 MB/s
Vodafone Smart Router 5 GHz 371 MB/s – 221 MB/s 183 MB/s – 127 MB/s

 

Características Técnicas

Protocolos Wi-fi: IEEE 802.11a, IEEE 802.11b, IEEE 802.11g, IEEE 802.11n, IEEE 802.11ac, IPv4, IPv6
Antenas: 4 internas Dual-Band
Frequências: 2,4 Ghz, 5 Ghz
Encriptação: WPA2-PSK
Entradas: Gigabit WAN, 4 x Gigabit LAN, USB 3.1
Dimensões: 160x 160x80mm

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version