O torrent activo mais antigo do mundo faz 15 anos

Um filme de tributo a Matrix é o torrent mais antigo do mundo ainda activo.
Matrix

Há quase 20 anos que o sistema de partilha de ficheiros BitTorrent é o mais utilizado no mundo. Este fim-de-semana, o site TorrentFreak noticiou que o ficheiro Torrent activo mais antigo do mundo acaba de fazer 15 anos de actividade initerrupta. O detentor do recorde é um filme feito por fãs de The Matrix, chamado The Fanimatrix.

O filme foi feito por um grupo de amigos neozelandeses em 2003 por 800 dólares e foi concluido em nove dias. Um dos autores disse que o filme ocupa apenas 150 MB, mas naquela altura os custos de ter o filme disponível online via HTTP ou FTP eram muito altos, principalmente visto que a ligação a Internet que a Nova Zelândia nessa altura tinha menos largura de banda que uma ligação Wi-fi actual.

Os amigos ouviram falar do sistema de partilha de ficheiros BitTorrent e criaram um tracker (software que coordena a partilha de ficheiros Torrent) num computador com Linux para começar a distribuir o filme. O filme foi colocado online a 28 de Setembro e foi descarregado mais de 70000 vezes numa semana. A utilizam do BitTorrent acabou por poupar aos autores 550000 dólares em custos de hosting.

O site original do file vai ser renovado para manter o ficheiro activo no futuro.

Categorias
InternetNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link