Descomplicómetro – Filtros de imagem em videojogos

Certamente já terá lido sofre os diversos filtros de imagem existentes, não só durante os nossos testes de produto, como de videojogos. Mas afinal o que são e para o que servem?

Como o próprio nome indica, estes filtros têm como função alterar a imagem para a aperfeiçoar, à semelhança do que é possível fazer com a fotografia ou vídeo. Porém, tal como nestes casos, a aplicação de filtros acaba por criar impacto no desempenho dos equipamentos, ou seja, irá captar menos luz no caso de uma máquina fotográfica ou de filmar, e ocupar mais recursos na placa gráfica do seu computador.

Como tal, a aplicação dos filtros deve ter sempre em conta as características técnicas do seu computador e da placa gráfica, para garantir que a imagem, embora melhor, continue fluída, e a acção de jogo intocada, para que a experiência seja um prazer.

Filtro Anisotrópico

O Filtro Anisotrópico tem como principal funcionalidade a melhoria dos detalhes das texturas utilizadas na imagem. Como sabe, a imagem de um jogo é criada através de objectos, sendo a superfície de cada um destes ocupada por uma textura, textura essa que irá permitir recriar fielmente o objecto.

Ao melhorar a qualidade e detalhe da textura usada nos objectos, o jogo torna-se mais realista. Todavia, isto obriga a um trabalho acrescido na placa gráfica, mais concretamente na memória deste componente. Assim sendo, na grande maioria dos videojogos actualmente existentes, recomendamos o uso de Filtro Trilinear ou Anisotrópico de 4x para placas gráficas com até 2GB de memória dedicada, podendo o valor subir para 8x ou 16x caso a sua placa gráfica tenha 4GB ou mais.

Anti-Aliasing

Os filtros de Anti-Aliasing são fundamentais para eliminar o efeito de escada (ou degraus) que acontece com as extremidades dos objectos reproduzidos na imagem. Imagine a imagem de um tronco de uma árvore com o céu como fundo. Esse tronco irá ter, a menos que esteja totalmente na vertical ou horizontal, um efeito de escada nas extremidades, efeito esse que acontece com qualquer objecto recriado pela sua placa gráfica, independentemente do motor gráfico utilizado.

Se quiser uma comparação exagerada, imagine transformar um jogo com os gráficos do Minecraft para os de Assassin’s Creed Origins. Para eliminar esse efeito, podem ser aplicados dois tipos de filtro de Anti-Aliasing, como o Super Sampling que, basicamente, renderiza a imagem para uma resolução muito superior, sendo esta posteriormente redimensionada para a resolução reproduzida pelo seu ecrã. Este processo tem caído em desuso devido ao elevado consumo de recursos da placa gráfica, passando a prevalecer o método do Multi Sampling ou Over Sampling, que renderiza a mesma imagem várias vezes, fazendo de seguida a sua interpolação, reduzindo assim, de forma significativa, o efeito de escada.

Tendo em conta o princípio de funcionamento, é previsível que a aplicação deste filtro tenha um impacto muito pesado no processamento da placa gráfica, pelo que recomendamos precaução na escolha do nível de processo do Filtro 06Anti-Aliasing. Assim, sugerimos que o desactive, caso o jogo se torne “injogável”devido à falta de fluidez.

Categorias
DescomplicómetroDicas

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Assinaturas
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link