Odoo 11 apresentado pela primeira vez em Portugal

Por: André Paula
Tempo de leitura: 3 min

O que é o Odoo

Para quem não conhece, o Odoo é uma plataforma integrada opensource modular de gestão empresarial ERP (Enterprise Resources Planning) e CRM (Customer Relationship Management), com um modelo de negócio que se destaca de outras soluções no mercado, com foco na flexibilidade, usabilidade e simplicidade, ajudando as PME a crescer, estimulando esse crescimento com uma solução completa, de fácil parametrização, automatizando processos empresarias que aumentam a produtividade. Apesar de o foco inicial ser as PME, grandes empresas tem reconhecido as vantagens de usar a plataforma.
Portanto, estamos perante uma solução All in One, sem ser necessário recorrer a diferentes plataformas e integrá-las. O Odoo centraliza tudo, dando às empresas módulos CRM, vendas, projectos, compras, inventário, etc, conforme a necessidade e pagando o que usam.
Para dar um exemplo, se uma empresa procurar por software CRM como Oracle ou Salesforce, em vez de acrescentar mais um software, com o Odoo é só acrescentar o modulo CRM e fica tudo centralizado com outros módulos.
Existem duas versões que estão disponíveis, a versão Community e Enterprise, sendo esta ultima a mais vantajosa, pois tem suporte funcional, upgrade de versões, resolução de bugs, versão Mobile para Android e IOS, Odoo Studio, integração Voip e muito mais.

Melhorias no Odoo 11

Para além das melhorias padrão nos módulos, aquelas que se destacam principalmente são melhorias no código em Java script, que foi totalmente reestruturado, e upgrade da linguagem de programação python 2 para 3, melhorando significativamente o desempenho.
Já no inicio do próximo mês será lançada a versão 12, que vai trazer mais melhorias.

Parceiros Odoo

Durante esta apresentação dois dos parceiros que estiveram presentes foi a Thinkopen Solutions e Arxi. A ThinkOpen Solutions já está no mercado desde 2010, sendo o primeiro parceiro oficial em Portugal, está presente em 3 continentes e mais de 10 países e apresenta soluções Odoo personalizadas para cada empresa, com mais de 200 clientes.
A Arxi é uma empresa jovem, com sede em Leiria, está no mercado a dois anos e tenta se destacar pelo suporte e satisfação do cliente, ajudando a implementar e usar a plataforma nas empresas.
Fiz uma pequena entrevista a Rita Santos CEO da Arxi, onde podem ouvir no aqui.

Em jeito de conclusão o Odoo está para ficar e pretende crescer em Portugal, muito devido ao apoio de vários parceiros como a Thinkopen Solutions e a Arxi, que reconhecem as vantagens de usar a plataforma e de implementar soluções que facilitem o trabalho das empresas, melhorando a gestão e aumentando a produtividade.

Seguir:
Estar sempre actualizado com as novidades tecnológicas é para mim importante, em especial com tudo o que esteja relacionado com open source, linux e software livre, por isso tenho um podcast e escrevo sobre estes temas.
Exit mobile version