Review – Samsung Galaxy A8

A análise ao Galaxy A8 da Samsung.

A Samsung começa o ano com o lançamento da nova gama Galaxy A que, mais uma vez, tem os modelos de topo do fabricante coreano como inspiração. Esta é a razão pela qual podemos considerar o novo Galaxy A8 um autêntico S8 Mini.

O A8 tem um ecrã Super AMOLED de 5,6 polegadas (18,5:9) muito parecido ao do S8, excepto no detalhe das laterais do ecrã não serem curvas, o que o torna visualmente mais semelhante ao LG G6, devido ao aspecto das molduras. Esta solução garante-lhe, por sua vez, parecer mais robusto que o S8, especialmente se o deixarmos cair ao chão, não algo que queiramos experimentar. Igualmente presente está a certificação IP68, que garante ser à prova de água e poeiras.

Porém, ao contrário do S8, este A8 utiliza dois sensores frontais, um de 16 MP e outro de 8, para tirar partido da função Live Focus, igualmente presente no Note 8, que permite desfocar o fundo quando tirar uma selfie. Atrás, encontramos mais um sensor de 16 MP associado a uma objectiva com abertura f/1.7 – o resultado são imagens de elevada qualidade que, em termos de detalhe, conseguem ficar muito próxima das fotos do S8.

Mesmo ao lado do sensor de imagem traseiro poderá encontrar o leitor de impressões digitais, desta vez colocado por baixo do mesmo. Isto evita que o nosso dedo acabe por tocar menos vezes na objectiva, embora continue a não existir um desnível notório para evitar esta situação.

De resto estamos perante um equipamento que revelou um desempenho bastante elevado, graças aos 4 GB de memória RAM e processador Exymos 7885 de oito núcleos, que demonstrou ser superior em todos os testes (incluindo bateria) ao HiSilicon Kirin 659 utilizado pelo “rival” mais directo da Huawei, o Mate 10 Lite.

Contudo, essa superioridade não nos parece suficiente para justificar a diferença de preço que existe entre ambos e que só torna o Galaxy A8 menos apelativo.

Ponto Final

Com o novo Galaxy A8, a Samsung conseguiu criar um verdadeiro Galaxy S8 Mini, com um visual atraente, construção robusta, bom desempenho e excelente câmara e ecrã. Porém, peca pelo preço pedido, ficando entre o S8 e os seus rivais mais directos.

+Qualidade do ecrã
+Bom desempenho
-Preço

Experiência de Utilização: 5,9
Medições:2,1
Preço: 0,5
NOTA: 8,5

Distribuidor: Samsung
Site: samsung.pt
Preço:€509,90

BENCHMARKS

Antutu 3D Mark Ice Storm Unlimited PCMark8Work PCMark8 Autonomia
85 623 14 714 6168 720minutos

Características técnicas

Processador: SamsungExynos7885(2×2,2GHz+6x 1,6GHz)
Memória: 4GB
Armazenamento: 32GB(Expansível por MicroSD)
Câmaras:16MP(traseiro) e16+8MP(frontal)
Ecrã: 5,6”Super AMOLED(2220×1080,441ppi)
Bateria:3000mAh
Dimensões: 149,2×70,6×8,4mm
Peso: 172gr

Categorias
MobilidadeReviews

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link