Review - Asus Strix GL702ZC - PCGuia

Review – Asus Strix GL702ZC

Como tem vindo a ser habitual, a Asus voltou a “chegar-se à frente” e lançou aquele que é o primeiro computador portátil de gaming com processador AMD Ryzen. O resultado surpreende pela positiva.

Durante anos, todos os computadores portáteis de gaming tiveram um elemento-chave comum entre eles: a utilização de um processador Intel. A razão era fácil de justificar, pois durante mais de uma década, a AMD foi incapaz de ter um processador equiparável, em termos de desempenho, aos processadores Core da Intel.
Felizmente, tudo mudou com a arquitectura Zen utilizada nos AMD Ryzen. É aqui que entra a Asus, com o lançamento do Strix GL702ZC, um portátil que tem a “honra” de ser o primeiro do mundo a vir equipado com chipset, processador e placa gráfica AMD.
Visualmente não existe qualquer elemento que o diferencie de outros computadores portáteis da gama Strix, visto estar a usar o mesmo tipo de chassis, o mesmo teclado retroiluminado com teclas WASD de destaque, touchpad de grandes dimensões e ultrassensível (demasiado até) e a obrigatória iluminação LED (não é RGB).

Computador 100% AMD

É impressionante como a Asus conseguiu inserir um processador AMD Ryzen 7 1700, com todas as características do modelo para computadores de secretária, no interior de um computador portátil.
Estamos a falar num processador com oito núcleos, capaz de processar dezasseis instruções ao mesmo tempo, com 4MB de cache L2 e 16 MB de cache L3, desbloqueado e capaz de funcionar a 3 GHz, com a possibilidade de poder atingir os 3,7 GHz, graças ao sistema Max Boost Clock, que permite fazer um overclock dinâmico, dependendo de factores como a temperatura e desempenho exigido pelo sistema.
Este processador vem acompanhado de um chipset AMD B350 e de uma placa gráfica AMD Radeon RX580, com 4 GB de memória GDDR5 dedicada. Tudo isto revelou ser suficiente para “alimentar” um monitor de 17,3 polegadas IPS que, felizmente, utiliza uma resolução FullHD (1920×1080).

Desempenho

O desempenho deste conjunto surpreendeu, pela positiva, embora tenhamos sentido que tinha potencial para oferecer resultados superiores, caso a placa gráfica fosse a versão de 8 GB ou se tivesse sido usado um modelo superior da rival Nvidia. Porém, acreditamos que esta opção teria feito subir o preço final deste conjunto para valores ainda mais proibitivos.
Se a nível de testes e desempenho tudo decorreu da melhor maneira, o mesmo não podemos dizer do sistema de arrefecimento utilizado, o Hyper Cool Dup-Copper. Esta solução tira partido de um sistema de heat-pipes e duas ventoinhas de alto desempenho, que têm a árdua tarefa de manter este sistemaa funcionar dentro de temperaturas aceitáveis; contudo, tem contra sio elevado ruído gerado pelasmesmas. Utilizando umaappde medição de decibéis para Android, registámos 72 dB de ruído nas saídas de ar durante os testes de FarCry 4, valor esse que exige que utilizemos uns bons auscultadores se queremos jogar sem sermos perturbados por ruídos externos.

Ponto Final

Se este é o primeiro exemplo de como é possível criarem-se portáteis de gaming com processadores AMD, então em 2018 iremos ver muitos mais modelos Ryzen. Com um bom desempenho, preço aceitável e todas as características que um adepto de videojogos deseja, este StrixGL702ZC só peca pelo ruído do sistema de arrefecimento.

+ Desempenho da plataforma
+ Qualidade de construção
– Ruído do sistema de arrefecimento

Medições: 3,7
Experiência: 3
Preço: 1,8
Nota final:8,5

Distribuidor: Asus
Site: asus.pt
Preço:€1999

BENCHMARKS

PCMark8Work PCMark8Home 3D MarkFirestrike 3D MarkIceStorm FarCry4 1920 x 1080 Very High Metro Last Light 1920 x 1080 DX11 Very High AF 16x
3077 4166 9384 149078 78,3 83,07

Características Técnicas

Processador: AMD Ryzen 7 1700 a 3 GHz (3,7 MHz em Boost)
Memória: 2 x 8 GB DDR4 2400 MHz
Armazenamento: 256 GB SSD + 1 TB HDD
Placa Gráfica: AMD Radeon RX 580 4GB
Ecrã: 17,3 polegadas IPS (1920 x 1080)
Ligações:Gigabit Ethernet Lan, 3x USB 3.1, USB 3.1 Type-C, HDMI, MiniDisplayPort, leitor Cartão SD, jack 3,5 mm(In & Out)
Dimensões: 415x280x34mm
Peso: 3,2kg

Categorias
MobilidadeReviews

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS