ESET: Fortnite fora da Google Play pode representar um risco para os utilizadores

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 3 min
Epic Games/ Fortnite

A razão pela qual a versão de Fortnite para os dispositivos móveis Android não estará disponível através da loja Google Play foi revelada pelo CEO da Epic Games, Tim Sweeney, numa entrevista conduzida pela GamesIndustri.biz.

Nela, o CEO chamou a atenção para duas razões que levaram a empresa a tomar essa decisão: primeiro, porque dessa forma “podemos ter uma relação directa com nossos clientes”. E a segunda razão é económica.

A Google mantém 30% dos lucros por cada jogo comprado na loja e considerando que com Fortnite para iOS a Epic Games facturou 15 milhões de dólares nas três primeiras semanas – e sabendo que 85% dos smartphones em todo o mundo são Android – com esta decisão a Epic Games tem muito a ganhar.

Por outro lado, Tim Sweeney comentou que “partilhar os lucros com fabricantes de consolas como a Microsoft ou a Nintendo é muito mais racional, considerando que essas empresas investem muito dinheiro em hardware, campanhas de marketing, etc. Mas em plataformas abertas, 30% parece um custo desproporcional, levando em conta o serviço que é oferecido”, acrescentou.

No entanto, para a ESET, o facto de Fortnite não estar disponível no Google Play representa um risco para a segurança dos utilizadores. Já existem relatos de jogadores que foram enganados com falsas ofertas da versão do jogo para Android e que viram os seus smartphones serem infectados com aplicações maliciosas.

E embora existam casos de aplicações maliciosas na Google Play que conseguem transpor as medidas de segurança, ficando disponíveis para download na loja (pelo menos por um curto período de tempo), o lançamento de Fortnite fora da Google Play pode representar uma oportunidade para que cibercriminosos lancem campanhas maliciosas com o objectivo de tirar partido do sucesso do título da Epic Games.

A recomendação da ESET é que os utilizadores tomem todas as precauções necessárias. Não estando disponível na Google Play, importa que os interessados em Fortnite para Android obtenham o jogo apenas através do site oficial da Epic Games.

“Na ESET, fazemos questão de lembrar que o download de aplicações através da loja oficial da Google é uma garantia de segurança. Há mais riscos no download de apps através de outros sites, onde nem sempre é possível conhecer os controlos de segurança implementados,” comentou a propósito Nuno Mendes, CEO da Whitehat, representante exclusivo da ESET em Portugal.

Via ESET, Whitehat.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version