Sony apresenta o primeiro sensor de imagem de 48 megapixeis para smartphones

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Com 48 megapíxeis, o novo sensor de imagem IMX586 da Sony é o que tem mais resolução de todos os disponíveis hoje em dia para smartphones. Consegue até ter mais resolução que o que está instalado na câmara A7R III fabricada pela própria Sony. E tudo num componente com 8 mm de diagonal. Mas como a resolução não é tudo, o sensor inclui uma tecnologia que permite juntar 4 píxeis adjacentes para melhorar a imagem quando se está a captar imagens em condições de pouca luz. Neste caso a resolução máxima passa para 12 megapíxeis.

Cada pixel deste sensor tem um pitch (a distância entre o centro de cada pixel) de 8,0 mícrones, o que já por si permite captar boas fotos com pouca luz, mas, segundo a Sony, quando é utilizado o filtro ‘Quad Bayer’ consegue-se juntar quatro píxeis num só, o que corresponde a um pitch de 1,6 micrometros que consegue ser melhor que o Google Pixel 2 XL que tem 1,4.

A tecnologia ‘Quad Bayer’ assemelha-se um pouco com a tecnologia ‘Pixel Fusion’ que a Huawei utiliza no P20 Pro da Huawei. Esta tecnologia também permite juntar quatro píxeis num só, mas no sensor IMX600 também fabricado pela Sony.

Ainda segundo as especificações divulgadas pela Sony, o novo sensor também permite a gravação de vídeo com resolução 4K (4096 X 2160) a 90 frames por segundo e vídeo 1080p a 240 frames por segundo.

Em 2015 a Sony criou uma empresa específica para o desenvolvimento e fabrico de sensores de imagem a partir da mesma divisão que existia na empresa mãe e é a líder de vendas de sensores de imagem para câmaras de smartphones e máquinas fotográficas DSLR e mirrorless. A empresa comprometeu-se recentemente a investir 9 mil milhões de dólares no desenvolvimento de novas tecnologias no campo dos sensores de imagem.

As primeiras unidades do novo sensor de imagem começarão a ser distribuídas a partir do próximo mês de Setembro, mas, como é hábito, os primeiros dispositivos a recebê-los deverão ser os da própria Sony, provavelmente na linha de smartphones topo de gama Xperia XZ.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version