Review - Corsair LL 140 RGB - PCGuia

Review – Corsair LL 140 RGB

A análise às ventoinhas com LED RGB da Corsair.

A moda das luzes RGB veio para ficar, e as ventoinhas das caixas de computador não escapam a essa invasão. Se, no início, estas eram algo limitadas a meia dúzia de díodos LED RGB no centro (ou nas extremidades), com as novas Corsair LL, a situação muda totalmente de figura.

Estas ventoinhas utilizam um conjunto de dezasseis díodos LED RGB, colocados em dois aros de iluminação isolados, um no eixo central da própria ventoinha, junto ao rotor, e outro em torno das pás. Estes podem funcionar de forma independente, permitindo a criação de efeitos visuais únicos, podendo mesmo criar efeitos de sequência, quando usadas várias ventoinhas desta gama. Os aros, ao contrário de outras ventoinhas existentes no mercado, e das próprias Corsair HD, destacam-se por serem ligeiramente opacos e não totalmente transparentes, permitindo assim difundir melhor a iluminação.

Infelizmente, estas ventoinhas exigem a utilização de um controlador específico, o Corsair Lightning Node Pro, possibilitando assim a sua sincronização com outros dispositivos compatíveis com o sistema Corsair Link, como sistemas de watercooling, teclado, rato e tapete de rato da Corsair.

Estas ventoinhas destacam-se ainda por terem um sistema de amortecimento nas zonas de aperto dos parafusos, evitando a transmissão e vibrações para a sua caixa de computador, bem como suportam um controle dinâmico da velocidade de rotação da ventoinha, que oscila entre as 600 e 1300 rpm, o suficiente para permitir um fluxo de ar de 51,5 CFM (equivalente a 146 cm3 por minuto) sem nunca se tornarem demasiado ruidosas, já que não ultrapassam dos 25 dBa.

Infelizmente, o custo é alto, ainda para mais neste kit composto por duas ventoinhas e pelo respectivo controlador (89,90 euros), com cada ventoinha a custar em torno de 25,99 euros para os modelos de 120 mm e de 31,99 para os de 140 mm.

Ponto Final

Embora dispendiosas, estas são, actualmente, as ventoinhas que oferecem o melhor efeito visual do mercado. Capazes de um surpreendente fluxo de ar sem influenciar (negativamente) o ruído gerado, pecam apenas pelo preço elevado.

+ Efeitos visuais
+ Funcionamento isento de ruído
– Preço

Funcionalidades: 2
Experiência: 4
Preço: 2,5
Pontuação: 8,5

Distribuidor: Corsair
Site: corsair.pt
Preço: €89,99

Ficha técnica:

Dimensão: 140 mm
Velocidade de rotação: 600 a 1300 rpm
Fluxo de ar: até 51,5 CFM

Categorias
ComponentesReviews

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS