Lisboa recebe a conferência INSIGHTS 2018

O INSIGHTS 2018 vai decorrer na reitoria da Universidade Nova de Lisboa.
DSPA Insights 2018
DSPA/ Insights 2018

A Data Science Portuguese Association (DSPA) vai organizar, nos dias 6 e 7 de Setembro, a conferência internacional INSIGHTS 2018.

O objectivo é “abordar a tecnologia mais inovadora e disruptiva em termos de Data Science e Inteligência Artificial (IA), partilhando exemplos práticos de utilização no mundo real e debater os principais desafios, oportunidades e preocupações dos diversos stakeholders do sector nestes domínios”.

O INSIGHTS 2018, que decorrerá na reitoria da Universidade Nova de Lisboa, e que servirá também como apresentação ao mercado nacional e internacional da DPSA enquanto plataforma, terá diversas sessões temáticas: casos empresariais de sucesso com recurso a disciplinas do data science, palestras técnicas, o debate sobre o futuro da IA, o debate sobre a importância do data science na transformação e organização das cidades e, ainda, o debate sobre a questão premente ‘Serão os Data Scientists os futuros CEOs?’.

No leque dos oradores convidados já confirmados, destacam-se Cortnei Abercrombie, fundadora da plataforma AI Truth, que se dedica ao empowerment das pessoas com vista ao melhor entendimento, envolvimento e acção em domínios da inteligência artificial, e Soares de Andrade Jr., professor no Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, investigador nas áreas de Sistemas Complexos, Física Estatística e Computacional, Teoria da Percolação, Fractais, entre várias outras.

Diversos outros oradores, proeminentes personalidades nacionais e internacionais, irão sendo apresentados pela DSPA ao longo das próximas semanas.

De acordo com Fernando Matos, Presidente da Direcção da DSPA, “o Data Science assume um papel cada vez mais relevante na transformação das pessoas, da sociedade e da economia. Não sendo uma área propriamente nova em termos conceptuais, a verdade é que o desenvolvimento tecnológico tem dado origem não apenas à criação de um maior volume de dados a todos os níveis e em todas as áreas, mas também ao aumento exponencial da capacidade computacional dos dados que vão sendo gerados. É o valor do do cruzamento de ambos que tem permitido o reconhecimento crescente da relevância do Data Science, e é esta, pela sua criticidade e impacto em diversos domínios, que debateremos nesta nossa 1ª Conferência Internacional, que terá uma periodicidade anual”.

Via Data Science Portuguese Association (DSPA).

Categorias
PCGuia Pro

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link