Estudo IBM: Custos escondidos de violações de dados aumentam as despesas das empresas

Um estudo global que analisou o impacto financeiro das violações de dados nos resultados finais das empresas.
IBM Security Data Breach Calculator
IBM Security Data Breach Calculator

A IBM Security anunciou recentemente as conclusões de um estudo global que analisou o impacto financeiro das violações de dados nos resultados finais das empresas. Patrocinado pela IBM Security e conduzido pelo Instituto Ponemon, o estudo “Cost of a Data Breach 2018” concluiu que o custo médio de uma violação de dados global é de 3,86 milhões de dólares, um aumento de 6,4% face ao relatório de 2017.

Com base em entrevistas detalhadas com quase 500 empresas que sofreram uma violação de dados, o estudo analisa centenas de factores de custos, desde investigações técnicas e recuperação até notificações, actividades legais e regulatórias, custo de perda de negócio e reputação.

O estudo também calculou os custos associados a “grandes violações” que variam de 1 milhão a 50 milhões de registos perdidos, projectando que essas violações custam às empresas entre 40 milhões e 350 milhões de dólares, respectivamente.

Este ano, pela primeira vez, o relatório analisou o impacto que as ferramentas de automação de segurança, com recurso à inteligência artificial, machine learning, analítica avançada e outras formas de aumentar ou substituir a intervenção humana, têm na identificação e contenção de uma violação.

Concluiu-se que “as empresas que implementaram extensivamente ferramentas de automação de segurança economizaram mais de 1,5 milhões de dólares no custo total de uma violação, em comparação com aquelas que não as utilizaram”.

“Embora as violações de dados divulgadas frequentemente relatem perdas na ordem dos milhões, esses números são altamente variáveis e focados em apenas alguns custos específicos que são facilmente quantificáveis, dado que o prejuízo vai além do financeiro. A verdade é que há muitas despesas ocultas que devem ser consideradas, como danos à reputação, rotatividade de clientes e custos operacionais. Saber onde estão estes custos e como reduzi-los pode ajudar as empresas a investir os seus recursos de maneira mais estratégica e reduzir os enormes riscos financeiros que estão em jogo”, disse Wendi Whitmore, Global Lead for IBM X-Force Incident Response and Intelligence Services (IRIS).

Via IBM, Instituto Ponemon.

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