Vodafone prepara-se para o 5G com a criação do 5G Hub

Tal como aconteceu com a transição para o 3G, 4G e 4,5G, a Vodafone volta a demonstrar estar preparada para a transição para a rede móvel do futuro, o...

Tal como aconteceu com a transição para o 3G, 4G e 4,5G, a Vodafone volta a demonstrar estar preparada para a transição para a rede móvel do futuro, o 5G, com a criação do 5G Hub, um laboratório de inovação, criado para reunir parceiros ligados ao sector das telecomunicações, indústria, universidades, investigadores e startups, tirando partido das vantagens do 5G e do know-how da Vodafone na implementação de novas redes.

A apresentação do Vodafone 5G Hub contou com a presença de Mário Vaz e João Nascimento, CEO e CTO (respectivamente) da Vodafone Portugal, Luís Miguel Silva, Presidente da Ericsson Portugal, e Guilherme d’Oliveira Martins, Secretário de Estado das Infraestruturas, que além dos habituais discursos sobre o empenho de todas as empresas e entidades representadas para o investimento no 5G, puderam aproveitar a ocasião para experimentar algumas das demonstrações de serviços e soluções presentes no local.

Os exemplos presentes tiravam partido de tecnologia desenvolvida pela Ericsson, parceiro tecnológico da Vodafone para a implementação do 5G na rede nacional, tendo estado presentes demonstrações como o de Condução Remota – permitia conduzir um carro à distância num percurso realizado pelo Parque das Nações, Internet of Skills – simulação de uma cirurgia em ambiente de realidade virtual com luvas tácteis, Internet of Eyes – demonstração de um sistema de video-vigilância de múltiplos ângulos capaz de detectar objectos e determinar a sua localização em tempo real, e Gaming Imersivo – possibilidade de jogar em ambientes de Realidade Virtual sem necessidade de utilização de equipamentos de alto desempenho.

Para a Vodafone, a criação deste centro nevrálgico de inovação é um imperativo. Por um lado, é um testemunho das nossas maiores obsessões diárias – a inovação, esse desígnio de criar e de chegar mais longe, tornando o mundo mais próximo e antecipando o Futuro, fazendo-o de forma aberta à sociedade e em prol do desenvolvimento e competitividade do País. Por outro, é uma consequência do ambicioso plano de investimento que a Vodafone pôs em marcha nos últimos cinco anos e que atingiu mais de mil milhões de euros”, afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.

Além das demonstrações presentes, foram revelados alguns dados importantes sobre a forma como a Vodafone irá implementar o 5G em Portugal, algo que deverá ocorrer até 2020, sendo espectável que o 5G seja adoptado não só por smartphones, como por milhões de dispositivos IoT, de mercados como o automóvel, transportes, indústria e segurança. Este centro de inovação estará, a partir de hoje, aberto à participação de Universidades de referência em todo o País, tais como o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, bem como outras que se venham a juntar no futuro. Também fazem parte deste Hub a UPTEC – parque tecnológico que presta apoio e mentoria a startups, bem como o Vodafone Power Lab, incubadora de projectos de empreendedorismo.

Com este laboratório, a Vodafone compromete-se a criar as condições necessárias para se testarem e concretizarem casos práticos, disponibilizando para isso rádios 5G standard assim que estes estejam disponíveis, bem como o acesso a uma rede core e plataformas de serviços. A par disso, serão instaladas antenas 5G nos pólos universitários que integrem este Hub, para que os alunos possam ter acesso a esta tecnologia e, com isso, consigam materializar as suas ideias que, de outra forma, só seriam possíveis quando a rede móvel do futuro ficar comercialmente disponível.

Categorias
Notícias

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link