Review – Sony Alpha 9

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Quando as câmaras compactas de lentes intermutáveis foram lançadas tinham como principal função servirem como máquinas de viagem com funcionalidades avançadas. Na altura, gigantes como a Canon e Nikon acharam que este formato nunca iria vingar, mas a Sony tem conseguido, ao longo dos últimos anos, mostrar-lhes o quanto estavam errados.

Com a chegada da nova Alpha 9 (A9), a Sony consegue “bater” onde a Canon e Nikon achavam ser intocáveis: o segmento das máquinas profissionais de alto desempenho e alta velocidade.
Para tal, a Sony desenvolveu um novo sensor de formato Full-Frame (35 mm) capaz de captar imagens a 24 MP, a uma velocidade máxima de vinte imagens por segundo, mantendo um objecto em movimento totalmente focado. Para conseguir este resultado, foi fundamental a implementação do sistema de integração de um módulo de memória e processador de imagem BIONZ X juntamente com o próprio sensor de imagem CMOS. Este, além de captar a imagem, tem também a importante função de servir como sensor de focagem automática, do tipo detecção de fases, com um total de 693 pontos de focagem em praticamente toda a superfície do sensor.

O desempenho é impressionante, sendo todos estes pontos capazes de ajustar a focagem e exposição sessenta vezes por segundo. A memória embutida no sensor garante um buffer de 362 imagens em JPEG, ou se preferir, 241 imagens em RAW. Mas, mais que o sensor, esta A9 destaca-se por utilizar, finalmente, uma bateria de maior capacidade, e por receber um útil joystick, que permite ajustar, em tempo real, o ponto de focagem desejado, algo que também poderá realizar através do ecrã táctil (que pouco mais permite fazer).

Praticamente tudo nos deixou boquiabertos em termos de desempenho, funcionalidades e solidez de construção, embora o formato e o tipo de material usado nas tampas que protegem as ligações nos tenham deixado com algumas dúvidas relativamente à estanquicidade da A9 em condições ambientais mais agrestes, como num campo de futebol, à chuva.

Falta referir a componente de vídeo, sendo possível gravarem 4K, tendo o sensor a particularidade de captar numa resolução superior (6K) ao usar toda a superfície do sensor, adaptando de seguida à resolução desejada, permitindo, desta forma, conseguir mais detalhe que o habitual.

Ponto Final

Com a Alpha 9, a Sony entra, finalmente, no segmento profissional, com uma máquina extremamente rápida, capaz de captar imagens de alta resolução com uma qualidade impressionante. Existem ainda algumas limitações, mas nada capaz de manchar todo o potencial desta fenomenal máquina.

+Qualidade de imagem
+Velocidade de Focagem
-Ecrã táctil com funções limitadas

Qualidade de Imagem: 3
Experiência: 4
Preço: 2
Pontuação: 9

Distribuidor: Sony
Site: sony.pt
Preço: €4800 (só corpo)

Características Técnicas

Sensor: 24,2MP (35mm Full-Frame)
Processador de Imagem: BIONZ X
Ecrã:3 polegadas
Gravação de Vídeo: 4K a 30fps
Dimensões: 126,9×95,6x 63,0mm
Peso: 673g (só corpo)

Etiquetas:
Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version