Review – Cooler Master MasterCase H500P

Chegou aquela que muitos já consideraram a caixa do ano.

Chegou aquela que muitos já consideraram a caixa do ano, mesmo sem a mesma ter sido lançada. Anunciada durante a Computex, em Junho passado, a MasterCase H500P é inspirada na linha de caixas HAF (High AirFlow), daí a sua designação e o visual futurístico, reforçado pela colocação de duas ventoinhas frontais de 200 mm, com iluminação RGB. Estas podem funcionar tanto com o controlador RGB da Cooler Master, como ser controladas pela sua motherboard, desde que a mesma seja compatível com as normas Asus Aura Sync, Gigabyte RGB Fusion, MSI Mystic Light Sync e ASRock RGB LED. As ventoinhas estão perfeitamente visíveis, devido à utilização de um painel frontal transparente em plástico, ao contrário do painel lateral de vidro temperado, tal como acontece no painel superior.
Embora esta solução seja significativamente menos eficaz que um painel em formato de grelha, como era habitual nas caixas HAF, a estrutura de grelha junto à estrutura exterior garante a passagem de fluxo de ar suficiente para manter um sistema com processador AMD Ryzen 7 1800x e uma Radeon R9 285 perfeitamente arrefecidos. A extrema facilidade de remoção do painel frontal e superior facilitam a montagem dos componentes no interior, existindo espaço suficiente para a instalação de dois sistemas de watercooling, com um radiador de 360 mm no topo para o processador e um radiador de 360 mm frontal para a placa gráfica. Se estiver insatisfeito com as duas ventoinhas de 200 mm frontais, poderá substituí-las por três ventoinhas de 120 ou 140 mm, podendo ainda instalar, no topo, três ventoinhas de 120/140 mm e uma, na traseira, de 120/140 mm.
Nesta caixa há ainda espaço para montar motherboards de todos os formatos, desde Mini-ITX a E-ATX, diversas placas gráficas em SLI ou CrossFireX, bem como para instalar uma placa gráfica na vertical, desde que adquira um cabo PCI-Express para garantir a comunicação com a motherboard. Atrás, destaque para um original sistema de organização de toda a cablagem composto por tampas, embora a presença destas não faça muito sentido, se tivermos em conta que a tampa lateral traseira é opaca.
Por fim temos os encaixes de unidades SSD, tanto à vista (por cima da tampa da fonte de alimentação) como por detrás da motherboard, sendo esta a melhor opção para uma montagem mais limpa e livre de cablagens.

Ponto Final

Com a MasterCaseH500P, a CoolerMaster consegue lançar uma deslumbrante caixa, que vai de encontro com as tendências do mercado, de painéis transparentes e ventoinhas com luzes RGB. Esta solução acaba por ser menos eficaz que as antigas grelhas, mas não sentimos uma diferença tão significativa.

+Visual deslumbrante
+Versatilidade
+Espaço interior

Funcionalidades:2
Experiência de utilização:4
Preço: 3
Pontuação:9
Distribuidor:Cooler Master
Contacto:coolermaster.com
Preço: €164,90

Ficha Técnica:

Dimensões: 544x542x 242mm
Peso: 11,34 kg
Ligações: Audio In e Out (jack de 3,5 mm), 2 x USB 3.0, 2 x USB 2.0
Slots de expansão: 7 + 2 (verticais)
Baias de unidade de disco: 2 x gavetas 3,5”, 2 x 2,5”
Suporte para fonte de alimentação: ATX
Compatibilidade com ventoinhas: 200, 140 e 120 mm

 

Categorias
Reviews

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link