Review – Canon PowerShot G1 X Mark III

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A moda das máquinas fotográficas avançadas com sensores de grande dimensão veio para ficar. E a Canon, com a nova G1X Mark III, acaba por “partir a loiça toda”. Esta câmara é, tecnicamente, uma DSLR compacta, ao utilizar um sensor do tipo APS-C, significativamente superior aos sensores de uma polegada de modelos rivais como as Sony RX100, Panasonic Lumix LX e Fujifilm X100, ou o sensor de 1,5 polegadas da sua antecessora G1X Mark II.
Além do sensor de maior dimensão, esta G1X Mark III recebe o processador de imagem avançado DIGIC 7 e o eficaz sistema Dual Pixe AF de focagem automática, similar ao utilizado em modelos como a EOS 77D.
Ergonomicamente, a G1X Mark III é equivalente à EOS M5, com a vantagem de ter uma objectiva zoom fixa, tornando-a mais leve e compacta. Porém, a objectiva integrada garante uma amplitude focal equivalente a um zoom óptico de 3x (entre 24 a 72 mm), com uma abertura semelhante à de uma objectiva kit, com f/2.8 a f/5.6.
Independentemente dessa limitação, o resultado é surpreendente, sendo esta G1X Mark III uma das máquinas compactas avançadas mais surpreendentes que testámos nos últimos tempos, não só em termos de funcionalidades como de qualidade de imagem, mesmo em situações com luminosidade insuficiente e sensibilidade ISO elevada até a 3200, tal como as últimas EOS com sensores APS-C que testámos.
Tal como estas, a captação de vídeo continua limitada aFullHD(embora a 60fps), uma limitação estranha se tivermos em conta que tanto o modelo da Sony como da Panasonic conseguem captar vídeo em 4K.

Ponto Final

Tecnologicamente, este modelo é parecido ao EOS M5, embora o facto de incluir uma objectiva fixa garanta maior portabilidade, tornando-se uma das máquinas compactas mais avançadas e eficientes do mercado, em termos de fotografia.

+ Qualidadede imagem
+Portabilidade
– Não grava a4K

Qualidade de imagem:3
Experiência de Utilização: 3,5
Preço: 2
Pontuação: 8,5

Distribuidor: Canon
Site: canon.pt
Preço:€1299

 

Características técnicas

Sensor: CMOS APS-C de 24,2MP
Processador de Imagem: DIGIC 7
Ecrã: 3 polegadas articulável e táctil
Gravação de Vídeo: 1920x1080a60fps
Objectiva: 24-72 mm (f/2.8-5.6)
Dimensões: 115x78x51mm
Peso: 399gr

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version