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A ler: Mais de um terço das organizações pode não estar em conformidade com o RGPD
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PCGuia Pro

Mais de um terço das organizações pode não estar em conformidade com o RGPD

Luis Vedor
Publicado em 8 de Junho, 2018
Tempo de leitura: 3 min
KPMG New
KPMG

De acordo com o estudo “2018 Harvey Nash/KPMG CIO Survey”, as empresas aumentaram o investimento em segurança e privacidade dos dados para garantirem a conformidade com o Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD).

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O estudo mundial, que analisa respostas de organizações com investimentos anuais combinados em cibersegurança, concluiu que, face a 2017, mais 23% dos entrevistados estão a prioritizar melhorias na cibersegurança.

Ameaças à confiança e privacidade dos dados continuam a dominar a atenção dos CIOs, mas ao mesmo tempo que as medidas para melhorar a segurança estão em curso, mais de um terço dos entrevistados (38%) previa não estar em conformidade com o RGPD no prazo estipulado.

Além disso, 77% dos líderes de TI estão “mais preocupados” com a ameaça de cibercrimes organizados, contra 71% no ano passado e 22% afirma estar bem preparado para um ciberataque.

O movimento em direcção às plataformas e soluções digitais “está a ser um grande desafio para os CIOs”. Embora as organizações reconheçam que uma estratégia digital eficaz é fundamental para a segurança dos dados, muitas ainda enfrentam problemas – 78% afirmam que a sua estratégia digital é apenas moderadamente eficaz ou pior.

Mais de um terço das empresas (35%) não consegue contratar e qualificar as pessoas necessárias com competências digitais. E quase uma em cada dez (9%) considera que não existe uma visão ou estratégia digital clara.

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As organizações com um Chief Digital Officer (CDO), seja numa função dedicada ou actuante, “têm duas vezes mais probabilidade de ter uma estratégia digital clara e persistente do que aquelas que não têm um CDO” (44% vs 21%).

“Os resultados deste ano mostram-nos que há uma atenção crescente aos temas de cibersegurança e também de privacidade e governance de dados pessoais, algo a que não será indiferente a entrada em vigor do RGPD e o aumento dos incidentes de cibersegurança a nível global”, referiu Rui Gonçalves, Partner de IT Advisory da KPMG em Portugal.

“Os CIOs têm um caminho difícil”, salientou Albert Ellis, CEO da Harvey Nash. “Por um lado, o conselho de administração pede-lhes que alavanquem a inovação, promovam a transparência e, face às crescentes violações de dados, garantam o uso responsável da informação dos clientes. Por outro lado, os boards estão a aumentar o escrutínio e a pedir melhores relatórios de cibersegurança, resiliência e integridade dos dados, à medida que reguladores e consumidores se tornam mais exigentes relativamente aos dados pessoais. As organizações que conseguirem este equilíbrio, entre inovação e governance, estão mais bem posicionadas para competir num ambiente tecnológico cada vez mais complexo”.

Via KPMG, Harvey Nash.

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Etiquetas:DadosEmpresasHarvey NashKPMGRGPD
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