IoT é a principal fonte de risco segundo 79% dos Operadores de Telecom

79% dos presentes na WeDo User Group anual (WUG18) apontou a IoT como disrupção de negócio com capacidade de disseminação de novos riscos.
Internet of Things New

A WeDo Technologies reuniu, no seu WeDo User Group anual (WUG18), profissionais e estrategas da área de gestão de risco na indústria de telecomunicações.

Quando questionados sobre qual seria a disrupção tecnológica que pudesse ser a maior fonte de risco para a Indústria das Telecomunicações, 79% dos presentes apontou a Internet das Coisas (IoT), como disrupção de negócio com capacidade de disseminação de novos riscos. Seguiu-se a Inteligência Artificial (IA), com 13%.

Foi também perceptível a mudança de perspectivas entre 2017 e 2018. 43% apontaram a fraude de subscrição e identidade como a prioridade a ser endereçada pelos departamentos de risco dos operadores. No ano passado, apenas 2% escolheram essa opção, o que “comprova a maior preocupação nos casos de phishing que têm vindo a público nos últimos meses”.

Interrogados sobre qual a posição que iriam ocupar na cadeia de valor de IoT, 57% afirmaram que o seu papel iria além de simples fornecedores de conectividade, posicionando-se também na entrega de plataformas agregadoras de dados, bem como no desenvolvimento de aplicações finais de IoT.

Quando interrogados, 24% estão neste momento a analisar ou a utilizar já uma solução de Cloud, enquanto que 42% não sabem quando é que a sua empresa fará esta adopção,

Para Rui Paiva, CEO da WeDo Technologies, estes dados “permitem-nos retirar bastante valor, tornando este evento não só um Fórum para se debater temas da Indústria das Telecomunicações, como também um momento para reflectir, aprender e construir novos caminhos em conjunto com os nossos clientes e parceiros.” Ficou claro para Rui Paiva que “Existem ainda muitos desafios a transpor no que toca o risco associado às empresas de Telecom, mas as nossas soluções de Gestão de Risco estão no bom caminho para os mitigar”.

Via WeDo Technologies.

Categorias
PCGuia Pro

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link