Controle os tempos de arranque do Windows com o Boot Racer

Torne o arranque do seu PC mais rápido.

1
Faça o download da aplicação no site greatis.com/bootracer, que virá num ficheiro ZIP, e extraia o ficheiro MSI. Instale o programa e espere até que a janela principal abra. Clique em ‘Full Boot Test’ e depois em ‘Start Test’ para que o PC reinicie e o teste à velocidade do boot possa ser feito pela app.

2
Quando entrar no seu desktop, depois de o Windows reiniciar, pode ver que há um cronómetro no canto inferior direito que lhe vai indicar quanto tempo é que o computador demorou a arrancar. Quando aparecer o ecrã com o sumários dos resultados clique em ‘Know More’ para ver mais detalhes.

3
O BootRacer divide os resultados em quatro categorias e faz sempre o mesmo teste cada vez que inicia o Windows. Depois de pôr em prática as dicas que lhe damos, veja se o próximo boot já é mais rápido. Para comparar mais resultados, entre em ‘History’ para ver a evolução ao longo do tempo.

4
O BootRacer pode ser usado para analisar processos e programas que se iniciam de forma automática. Para activar este modo, clique em ‘Startup Control’ e depois no botão ao pé de ‘Disabled. Carregue, de seguida, em ‘Next’ e deixe a opção ‘Enabled’ ligada para que o programa consiga medir os tempos de boot. Finalmente, clique em ‘Restart your PC and Analyze Results’ para que o software reinicie o PC e faça uma nova análise.

5
Agora, quandovoltar a entrar no Windows, as aplicações que tem definidas para iniciar de forma automática estarão paradas até que o desktop seja carregado na sua totalidade. Depois, cada uma inicia-se de forma separada e é depois disto que vamos perceberquais éque levam mais tempo a carregar. Para saber quais são, clique em ‘Check Results, na janela principal, entre no separador ‘Analyzing Results’ e depois clique em ‘Startup Programs – Time to Load’ para ver um relatório das que estão a demorar mais tempo s carregar.

6
Entre em ‘Enable Startup Control’ mais uma vez, agora sim, para desactivar as aplicações e processos que concluiu demorarem mais tempo e que estão a atrasar o sistema. Basta clicar em ‘Control Startup Programs’, em baixo. Pode ainda definir a ordem com que osprogramas iniciam com o Windows, ao clicar em ‘Set Order’. Carregue em ‘Finish Reordering’ para confirmar as alterações.

Categorias
DicasGuia completo

Jornalista de tecnologias desde 2005, tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil. Gosta de carros rápidos e de hotéis caros. Não tem um helicóptero porque decidiu gastar o prémio do último Euromilhões no desenvolvimento de um smartphone de marca própria.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link