Instituto das Telecomunicações desenvolve software para medir desempenho de equipas desportivas

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 1 min
Instituto de Telecomunicações/ uPATO

A solução de software uPATO, ferramenta de representação online que avalia diferentes métricas de desportos de equipa, permite codificar, por exemplo, um jogo de futebol e transformá-lo numa representação gráfica com diferentes elementos da actividade desportiva. O software foi desenvolvido por um grupo de investigadores do pólo da Covilhã do Instituto de Telecomunicações (IT).

O projecto, coordenado por Fernando Martins – investigador do IT e docente do Instituto Politécnico de Coimbra, na Escola Superior de Educação –, divide as métricas de avaliação em três tipos: individuais, subgrupo e equipa. Desta forma, o uPATO permite calcular diversas medidas do jogo, fornecendo diferentes pontuações para classificar o desempenho colectivo e individual.

O software armazena os dados na cloud e possibilita o acesso à informação em tempo real, através de um dispositivo móvel. O treinador de uma equipa pode avaliar, assim, o desempenho dos atletas ao mesmo tempo que a informação está a ser codificada, permitindo analisar a performance dos atletas e reestruturar, se necessário, a estratégia de jogo.

Via Instituto de Telecomunicações.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version