A VPN do Pornhub não é lá muito privada

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Na semana passada, o Pornhub, um dos sites de pornografia mais conhecidos no mundo, anunciou o lançamento de um serviço de VPN (Virtual Private Network) chamado VPNhub para dispositivos móveis iOS e Android e também para computadores Mac e PC, com o objectivo, segundo a empresa, de proteger a privacidade dos utilizadores quando acedem à Internet através de redes Wifi em locais públicos.

O serviço oferece largura de banda ilimitada, com pontos de acesso em mais de 15 países. Está disponível numa versão gratuita para dispositivos móveis, que apenas permite o acesso a um único ponto de acesso e também mostra publicidade. Já a versão paga custa 11,99 dólares por mês, ou 6,25 se pagar um ano inteiro, e remove a publicidade, permite o acesso através de computadores e dá acesso a todos os pontos de acesso que fazem parte da oferta do serviço.

Apesar do Porhub estar a publicitar o serviço VPNhub como um meio de manter a navegação privada através da encriptação das comunicações, uma leitura rápida dos termos de utilização comprova que não é bem assim, visto que “pode partilhar informação agregada ou não personalizada” com terceiros como a Google e Facebook, para publicidade, marketing ou pesquisa.

O serviço não é totalmente do Pornhub visto que a infraestrutura está baseada na IPVanish da WLVPN, uma empresa que constrói soluções de VPN que depois podem ser personalizadas pelos seus clientes.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version