Review – Corsair SPEC-04

A SPEC-04 da Corsair é uma das caixas dedicadas a adeptos de videojogos mais acessíveis do mercado, isto sem comprometer a qualidade de construção e dos materiais.
Corsair SPEC-04

Para o preço pedido (59,90 euros) esta caixa é surpreendentemente espaçosa, versátil e capaz de oferecer um bom fluxo de ar. Para a tornar ainda mais apelativa, sem a encarecer demasiado, a Corsair acaba de lançar uma edição em que o painel lateral com janela foi substituído por um vidro temperado, conferindo assim um visual mais premium numa das mais acessíveis caixas do mercado.

Este vidro obrigou à aplicação de novos sistemas de retenção, sendo o mesmo aplicado com quatro parafusos de rosca, que dispensam o uso de chaves para apertar e desapertar.
Internamente, a caixa é limitada em termos de espaço e arrumação, embora permita a instalação de uma motherboard ATX, uma fonte de alimentação de grandes dimensões (como os modelos de 1500 Watts da Corsair), embora seja recomendável a remoção do suporte das gavetas para discos rígidos de 3,5 polegadas.

A remoção deste sistema torna-se igualmente obrigatório caso pretenda instalar um circuito de arrefecimento líquido com radiador de 240 ou 280 mm, caso contrário apenas terá espaço para instalar um sistema com radiador de 120 ou 140 mm na parte frontal. Já que falamos em arrefecimento, esta SPEC-04 traz uma ventoinha de 120 mm (iluminação LED vermelha) que pode ser colocada no painel traseiro ou superior, para extracção do ar quente no interior da caixa, caso coloque o radiador de watercooling no painel frontal.

Mesmo que se mantenha com uma solução de arrefecimento a ar, poderá usar duas ventoinhas de 140 mm ou três de 120 mm no painel frontal, uma de 120 mm no painel traseiro e duas de 120 mm no topo.

Em termos de arrumação dos cabos, existe espaço suficiente atras para poder organizar toda a cablagem, embora tenhamos sentido falta de um compartimento ou uma tampa para tapar a fonte de alimentação, solução essa que poderia permitir esconder aqueles cabos que não precisamos de usar, como os cabos de fontes de alimentação não modulares, ou de controladores de luzes RGB, caso a sua motherboard não suporte.

Ponto Final

Com a adição do painel de vidro temperado escurecido, a Corsair consegue assim garantir um visual mais cuidado para uma das suas caixas mais acessíveis. Surpreendente em termos de espaço, permite ainda uma boa dose de arrumação interna para instalar um sistema de watercooling.

+ Visual atraente
+ Versatilidade
+ Preço

Ficha Técnica:

Dimensões: 492 x 433 x 201 mm
Peso: 5,25 kg
Ligações:
jack de 3,5 mm, USB 3.0, USB 2.0
Slots de expansão:
7
Baias de unidade de disco:
3x gavetas 3,5”, 2x 2,5”
Suporte para fonte de alimentação:
ATX
Compatibilidade com ventoinhas:
120 e 140 mm

Funcionalidades: 2
Experiência de utilização: 3
Preço: 4
Pontuação: 9

Selo Reviews

Distribuidor: Corsair
Contacto: corsair.com
Preço: €69,90

Categorias
Reviews

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS