O boom dos jogos de género misto na App Store

Às vezes, torna-se difícil tomar uma decisão ao decidir se algo novo é bom ou não; Um exemplo é a comida, quando o doce é misturado com o salgado,...
Jogos

Às vezes, torna-se difícil tomar uma decisão ao decidir se algo novo é bom ou não; Um exemplo é a comida, quando o doce é misturado com o salgado, o ácido com o picante, ou ao adicionar ingredientes novos aos pratos tradicionais. Às vezes os resultados não são muito bons, mas outras descobrem-se mundos novos e maravilhosos. O mesmo acontece com os videojogos, quando alguns programadores decidem criar jogos e histórias fora do comum que acabam por se tornarem sucessos retumbantes. No caso particular da história dos jogos para smartphones, tem havido alguns títulos que se tornaram sucessos dentro da App Store e abriram as portas para que mais programadores continuem a misturar os géneros e entretendo os jogadores.

RPG + dados + espadas + monstros + 8 bits?

Essa combinação pode parecer que não faz sentido, mas com a quantidade certa de batalhas, tudo faz sentido. Este é o caso de Tiny Dice Dungeon, um jogo desenvolvido pela Kongregate no qual dentro do contexto de um RPG, o jogador viaja através de masmorras cheias de monstros gigantes em busca de um tesouro em um mundo no estilo dos clássicos 8 bits. O que dá o extra para este jogo, é o facto de que as batalhas dentro do jogo são definidas pela sorte dos dados, tendo a opção de domar os monstros que são lutados para serem usados como aliados à medida que se avança no jogo. Este jogo para smartphone teve uma resposta muito boa dentro da loja da Apple, já que no final de Março de 2018, o jogo já tem uma classificação consistente de 4,5 estrelas (onde 5 é a classificação mais alta possível dada pelos utilizadores) e teve mais de 1500 downloads gratuitos.

IMG_20140522_080733

IMAGE SOURCE: lecafedugeek.fr

 

Blackjack para lutar contra titãs em um RPG

Embora esta descrição do jogo possa trazer um pouco de confusão, é a mistura exacta que deu sucesso ao Battlejack. Este é um jogo de batalha/RPG onde as disputas são feitas com cartas e as mesmas regras do blackjack clássico, onde o objectivo é totalizar 21, ou como explicado no site da Betway aproximar-se o mais possível deste número, sem que o croupier tenha um valor mais próximo e sem exceder este valor. A missão do Battlejack é libertar a mítica árvore da vida Yggdrasil das mãos dos titãs, restaurando o equilíbrio elementar para Midgard. Durante o jogo é possível adicionar armas como espadas e machados de lava, além da possibilidade de misturar os heróis do jogo, criando assim um time de combate, desde trolls com piratas, até gatos com unicórnios, com a finalidade de derrotar os titãs. Este jogo foi desenvolvido pela Nexon e pode ser descarregado gratuitamente na App Store.

battlejack_keyart_landscape

IMAGE SOURCE: venturebeat.comJigsaw de conecta 3 + RPG

A oferta do Puzzle Quest 2, da Namco, é bastante sólida, uma vez que é um jogo RPG onde pode ser um feiticeiro, templário, bárbaro ou assassino em um jogo de 3 em linha (resolver quebra-cabeças através da ligação de 3 ou mais itens como em Candy Crush Saga), onde à medida que você progride através dos níveis, o personagem do jogador evolui de uma forma que ganha os quebra-cabeças. Este título também oferece minijogos dentro da plataforma, além do modo história, ele também tem torneios, batalhas rápidas e um modo de sobrevivência para jogadores experientes, onde é possível obter tesouros e experiência que podem ser usados ao longo do jogo. O extra que faz este jogo ser aclamado pela imprensa, é o facto de o seu modo de jogo viciante ter uma opção multijogador, permitindo lutar uma a uma através do Game Center, via Bluetooth ou através da conexão WiFi. De acordo com o site IGN, aqueles que o avaliaram com um 8,5 de 10, é um jogo “impressionante” e “o melhor jogo de 3 em linha na plataforma”, enquanto os utilizadores deram um 3,8 de 5 como classificação dentro da App Store.

screenshot_1680_1050_845E073

IMAGE SOURCE: gamersgate.com

Os jogos de género misto e os seus números

Os jogos para smartphone são um mercado em constante crescimento e, de acordo com a empresa especializada em análise e estatística de videojogos Newzoo, o mercado global de videojogos tem a primeira plataforma de vendas móveis, com uma estimativa de mais 50 mil milhões de dólares americanos e 43% do mercado, seguido pelas consolas com 29% e jogos para PC, com 28% do total de receitas, de acordo com a mais recente análise de estimativas para 2017. De acordo com o site especializado em estatística e análise Statista, apenas nos Estados Unidos em 2016, o género mais jogado pelos gamers no país foi o Shooter, com 27,5%; seguido por Acção, com 22,5%; RPG com 12,9%; Desportos com 11,7% e Aventura com 7,8%. Desta forma, os videojogos de géneros mistos expandem as suas possibilidades num mercado que cada dia tem mais vendas e com uma estratégia que atrai jogadores de gostos muito diferentes.

Newzoo_2017_Global_Games_Market_Per_Segment_April_2017

IMAGE SOURCE: newzoo.com

Em média, mais de 20 mil novos videojogos são lançados todos os meses na App Store e, de acordo com uma análise da agência Sensor Tower, o mercado de aplicativos da Apple alcançará mais de 5 milhões de aplicativos disponíveis globalmente até ao ano 2020, representando um aumento de mais de 73% do estimado pela Apple em 2016. Este dado significa um aumento exponencial na oferta de jogos para os utilizadores da App Store e um aumento nos downloads feitos na plataforma, permitindo satisfazer as necessidades dos gamers que não estão satisfeitos com jogos de um único género e querem o melhor de dois, três ou vários mundos na palma de suas mãos.

Categorias
JogosPlataformas Móveis
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link