NotíciasSoftware

Microsoft começa a distribuir a nova versão do Windows 10

Windows 10

A Microsoft vai começar hoje a distribuição mundial da ‘Windows 10 April 2018 Update’ a nova versão do Windows 10. A distribuição começa hoje, mas só deve começar a chegar à maioria dos utilizadores a partir de 8 de Maio.

Tal como aconteceu com outras actualizações, também esta vem recheada de novas funcionalidades, retoques gráficos e resolução de problemas e erros das versões anteriores. No entanto, como a Microsoft começou a distribuir as versões de teste pelos utilizadores que aderiram ao ‘Windows Insider Program’ muitas já não são novidade absoluta.

Uma das principais novidades desta actualização é a ‘Timeline’ que serve essencialmente para fazer a ponte entre a utilização móvel e fixa dos conteúdos, independentemente se é feita em smartphones ou portáteis.

A ideia é simples, imagine que está no escritório a trabalhar num qualquer documento e deixa-o a meio quando sai, assim que chegar a casa pode pegar na edição exactamente no sítio onde estava. Apesar de esta funcionalidade estar incluída no próprio sistema operativo, a única dificuldade é que é necessário que os editores dos vários programas a integrem nos seus produtos. Por exemplo, nem o Firefox, nem o Chrome suportam ainda a ‘Timeline’. Já o Office da Microsoft suporta-a completamente.

Outra nova funcionalidade é a ‘Focus Assist’ que serve para limitar a quantidade de notificações que um utilizador recebe enquanto trabalha. Pode por exemplo limitá-la por alturas do dia, pode também apenas receber notificações de pessoas específicas. Como o nome indica, esta funcionalidade serve para ajudar os utilizadores a serem mais produtivos porque limita as distracções.

O suporte para o reconhecimento de voz também foi reforçado, mas, infelizmente, tal como acontece com o Cortana, esta funcionalidade não deverá estar disponível na versão portuguesa do sistema operativo. Ainda assim, esta funcionalidade de reconhecimento de voz permite preencher campos de texto usando apenas a voz.

O browser Edge também não foi esquecido e nesta actualização vem cheio de novas funcionalidades. A partir de agora o Edge suporta a leitura de livros e PDF em ecrã inteiro e dispõe também de uma nova funcionalidade de revisão gramatical de textos. A nova versão do browser também pode agora guardar informações, como moradas e dados de pagamento para facilitar o preenchimento de formulários, função que já existe há muito tempo nos outros browsers. Existem também a possibilidade de se tirar o som a separadores individuais.

A última novidade digna de nota é a ‘Near Share’ ou ‘Nearby Sharing’ que serve para trocar ficheiros directamente entre PC com Windows. Esta funcionalidade pode ser utilizada através da opção ‘Share’ que já está incluída no Explorador de ficheiros e no browser Edge. Para poder utilizar esta funcionalidade, os PC têm de ter Bluetooth e Wi-fi.

Esteja atento ao sistema de actualização do Windows 10 porque a nova versão deve estar quase a chegar ao seu computador.

Mas se quiser apressar a actualização verifique a ‘Media Creation Tool’ que encontra neste site. Por vezes a Microsoft coloca lá o ficheiro ISO com a nova versão antes de chegar ao Windows Update da maioria dos utilizadores.

PCGuia

3 comentários

  • A Media Creation Tool que diz que já está disponível é para a Versão do Fall Creators Update e não para a actualização de Abril 2018 Update.

    • Olá José,
      Eu fiz o download do ficheiro ISO e verifiquei a versão que a ferramenta descarrega automaticamente e sim ainda é a Fall Creators Update, mas deve estar quase a mudar porque eles costumam colocar lá as novas versões antes de chegarem ao Windows Update. Obrigado pelo aviso, vou fazer a alteração.

Os comentários estão encerrados.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×