Instituto de Telecomunicações participa em projecto de radioastronomia nos PALOP

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
Instituto de Telecomunicações

DOPPLER – Development of Palop Knowledge in Radioastronomy. É este o novo projecto internacional que resulta de uma parceria entre instituições portuguesas e moçambicanas e que tem como objectivo desenvolver a área da astronomia, a observação da Terra e Big Data nos PALOP.

O Instituto de Telecomunicações (IT) – em cooperação com a Universidade de Aveiro (UA) e outras entidades (nacionais e internacionais) – participa no projecto que acaba de receber um financiamento de 300 mil euros, atribuídos pela fundação Aga Khan, no âmbito da iniciativa “Conhecimento para o Desenvolvimento”.

Refira-se que este projecto surge na sequência do ENGAGE SKA, a infraestrutura de investigação e nodo português do radiotelescópio Square Kilometre Away (SKA), cuja ciberplataforma de gestão operacional é da responsabilidade do Instituto de Telecomunicações.

Da parceria DOPPLER fazem parte, também, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a Universidade de Coimbra, a Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) e a Organização Não Governamental Osuwela, também de Moçambique. Esta parceria conta, ainda, com o apoio do Cluster de Competitividade TICE.PT.

O plano de trabalhos do projecto DOPPLER inclui a organização de workshops pedagógicos, a promoção de sinergias com as indústrias, estágios e visitas de equipas entre Portugal e Moçambique, e, também, a organização de demonstrações científicas e tecnológicas em escolas, universidades e indústria.

Via Instituto de Telecomunicações.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version