Conheça o novo Gmail

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 4 min
Google/ Gmail

Segundo a Google, desde o início, o objectivo com o G Suite tem sido “ajudar as empresas a transformarem a forma como trabalham com a nossa suite colaborativa baseada na cloud e com as nossas apps de produtividade”.

No mês passado, a Google introduziu novas protecções contra phishing para ajudar o utilizador a lidar com as ameaças de Business Email Compromise (BEC)— ou quando alguém se tenta fazer passar por outra pessoa da empresa para obter informação sensível.

Com estas novas protecções, o Gmail ajudou a “bloquear 99.9% das tentativas BEC com alertas aos utilizadores ou movendo automaticamente estas mensagens para a pasta de spam”.

No novo modo confidencial do Gmail é possível proteger emails com conteúdos sensíveis com a criação de datas de validade ou permitindo revogar mensagens enviadas anteriormente. Sendo possível pedir autenticação adicional – por via de uma mensagem SMS – para a visualização de um email é também possível “continuar a proteger a informação, mesmo que a conta de email do destinatário seja invadida durante o tempo em que a mensagem permaneça activa”.

A integração dos controlos Information Rights Management (IRM) permite também a um utilizador remover a opção de reencaminhamento, de copiar, descarregar ou imprimir mensagens. O modo confidencial passará a estar disponível nas próximas semanas.

A Google também redesenhou o sistema de alertas de segurança no Gmail de modo “a tornarem-se mais simples de perceber e levar as pessoas a tomarem decisões informadas”. Estes avisos irão ajudar na tomada de decisões face a emails com riscos potenciais.

Além da funcionalidade “Nudging”, baseada na inteligência artificial e que permite ao serviço alertar automaticamente o utilizador para acompanhar ou responder a mensagens, a Google introduziu a opção “Resposta inteligente” para o Gmail na Web para “ajudar a responder às mensagens com maior rapidez”.

A partir de agora, o utilizador do Gmail na Web poderá ver e clicar nos anexos da caixa de entrada mesmo antes de abrir o tópico do email.

Também passa a ser possível executar acções RSVP a um convite de reunião, arquivar um tópico de email ou mesmo silenciar um email até uma determinada hora.

Enquanto parte do novo design, a Google integrou o Gmail com outras aplicações G Suite. A partir de agora, passa ser possível consultar, criar ou editar convites no Calendário, registar ideias no Keep ou gerir as tarefas a partir de uma barra lateral no e-mail. A integração do painel lateral em outras aplicações G Suite irá começar a ser visível ao longo dos próximos meses.

A nova experiência do Gmail está disponível para as empresas aderentes ao G Suite Early Adopter Program (EAP) e pode ser activada na Consola do Administrador.

Todos os utilizadores do Gmail também podem aceder à nova experiência. Para tal, ir a “Definições”, no canto superior direito da interface, e seleccionar “Experimente o novo Gmail”.

Via Google.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version