Review – Sony Bravia A1 OLED

A Sony está de volta ao OLED depois de uma experiência em 2008, a pequena XEL-1 de onze polegadas, que tive oportunidade de testar e que me fez ficar deslumbrado pela qualidade de imagem fascinante, para a altura.

Não é segredo algum que a Sony só conseguiu regressar à tecnologia OLED graças à utilização dos excelentes painéis fabricados pela LG, os mesmos usados pela marca coreana nos seus equipamentos. Porém, segundo responsáveis da marca nipónica, os ecrãs são apenas uma parte do segredo para uma imagem excepcional, sendo a outra parte destinada ao processador de imagem utilizado, neste caso em concreto o novo X1 Extreme.

O resultado é uma qualidade de imagem que, associada a conteúdos 4K com HDR, é verdadeiramente deslumbrante, mas que, muito honestamente, não difere muito da obtida pela LG G7. Suporte para praticamente todas as normas existentes, incluindo a futura Dolby Vision, que será suportava através de uma actualização de software, visto o painel estar preparado para suportar.

Estranhamente a Sony, para tornar esta televisão mais interessante, dotou-a de um sistema de som surpreendente ao usar um inovador sistema composto por quatro altifalantes colocados numa espécie de braços na traseira, que utilizam o próprio painel para propagação das ondas sonoras, sendo usado um woofer central na zona do apoio do ecrã. O resultado é um som significativamente mais vivo e nítido que um televisor equipado com um ecrã desta espessura.

A interface Android TV continua a ser simples e intuitiva, sendo a que melhor funciona em conjunto com os seus dispositivos móveis e conteúdos multimédia. Isto permite tornar o seu smartphone no dispositivo ideal para lidar com o televisor, visto que o comando fornecido peca pelo design banal, bem como pelo seu funcionamento algo irregular ou lento. Esta Bravia A1 merecia mais e melhor.

Ponto Final

Com a A1, a Sony está de volta ao topo, com um dos melhores painéis actualmente disponíveis no mercado, um inovador e eficaz sistema de som e uma interface que simplesmente funciona. Estranhamente o preço nem é exagerado, para tudo aquilo que oferece.

Ficha técnica:

Dimensão: 65 polegadas
Resolução: 4K HDR (3840 x 2160)
Ligações: 4 x HDMI, Ethernet, 3 x USB
Consumo: 154 W
SmartTV: Android TV

+ Qualidade de imagem excepcional
+ Sistema de som surpreendente
– Comando “foleiro”

Funcionalidades: 2
Experiência: 4
Preço: 3

Pontuação: 9

Selo Reviews

Distribuidor: Sony
Site: sony.pt
Preço: €5999

Categorias
ImagemReviews

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link