Review – CAT S41

Com o S41, a CAT volta a surpreender, embora, desta vez, com um terminal que é mais acessível que o S60, igualmente robusto, e que está equipado com um ecrã maior e melhor, bem como uma bateria com a capacidade que todos nós gostaríamos de ter.
CAT S41 cat s41 - CAT S41 900x445 - Review – CAT S41
CAT S41

Este modelo apenas peca pela inexistência do impressionante sensor de imagem térmico da FLIR. As dimensões da estrutura são ligeiramente superiores, devido à presença de um ecrã maior de cinco polegadas, capaz de reproduzir imagens de excelente qualidade graças à resolução FullHD, e um brilho tão elevado que garante um visionamento do mesmo, mesmo em plena luz do dia.

A robustez continua a ser um dos elementos-chave deste terminal, estando certificado para suportar quedas de 1,8 metros de altura e preparado com protecção a água e poeiras (de areia, de madeira e de pedra), fundamental para o tipo de utilizadores profissionais ao qual se dirige.

Embora use ligações à prova de água, a CAT mantém o uso de tampas para garantir um isolamento total (dois metros de profundidade durante sessenta minutos), sendo esta a única maneira de garantir que o equipamento continuará a funcionar na perfeição caso o deixe cair numa poça de lama.

A já referida bateria dispõe de uma capacidade de 5000 mAh, o suficiente para garantir as mais de doze horas de autonomia conseguidas nos testes, podendo esta servir para dar energia a outros dispositivos, usando a aplicação Battery Share, que permite ajustar até que valor percentual do S41 pretendemos usar para carregar o dispositivo externo.

Onde não ficámos convencidos foi no sensor de imagem traseiro, que embora consiga imagens com uma boa qualidade no exterior e com boa iluminação, peca por não o conseguir quando a iluminação é insuficiente. Para “ajudar”, a aplicação não oferece qualquer tipo de ajuste, além da activação do modo HDR. Segundo a CAT, esta simplicidade deve-se à possibilidade de podermos usar a câmara com luvas ou debaixo de água, algo que, infelizmente, não acontece com outros terminais à prova de água.

Em termos de desempenho, este S41 surpreende, graças ao bom trabalho prestado pelo processador Helio P20 e pelos 3 GB de memória RAM, superando mesmo o desempenho do S60.

 

Antutu 3D Mark Ice Storm Unlimited PCMark 8 Work PCMark 8 Autonomia
60 770 14 053 4 606 1022 minutos

+ Autonomia
+ Qualidade de construção
– Aplicação da câmara limitada

Experiência de Utilização: 5,3
Medições: 1,65
Preço: 1

Pontuação: 8

Distribuidor: CAT
Site: catphones.com
Preço: €449

Características técnicas

Processador: Mediatek Helio P20 (8x 2,3 GHz)
Memória: 3 GB
Armazenamento: 32 GB (Expansível por MicroSD)
Câmaras: 13 MP + 8 MP
Ecrã: 5” LCD (1920 x 1080), 441 ppi
Bateria: 5000 mAh
Dimensões: 152 x 75 x 12,95 mm
Peso: 215 g

Ponto Final

O novo S41 surpreendeu pela robustez, desempenho e impressionante autonomia, mas peca pelas limitações da câmara. Uma excelente compra para utilizadores profissionais que precisem de um terminal robusto, e que possa ser usado com luvas, ou simplesmente por utilizadores que tenham historial em danificar os seus terminais constantemente.

 

Categorias
Mobilidade

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Hey You!

Subscreva a newsletter da PCGuia e receba notícias, dicas e truques sobre tecnologia directamente na sua caixa de correio electrónico. 

Obrigado pela subscrição!