Converta ficheiros PDF de forma gratuita

Através de um conjunto de ferramentas gratuitas, aprenda a converter um PDF num ficheiro editável.
Adobe PDF

1 – Use o Google Drive

Aquela que será, muito provavelmente, a maneira mais fácil de extrair um ficheiro editável a partir de um PDF será através do Google Drive. Para tal deverá entrar na sua conta Google e carregar o PDF para o seu Drive, bastando arrastar o ficheiro para o browser.

Caso tenha a aplicação Google Drive instalada, copie o PDF para a pasta respectiva, aguardando que o mesmo seja carregado pela aplicação.

01 - Google Drive

2 – Converter no Google Drive

Uma vez terminado o upload do PDF, poderá clicar no ficheiro com o botão direito e seleccionar ‘Abrir Com’ > ‘Google Docs’. Isto fará com que seja aberto um novo separador com o documento convertido, mas prepare-se, pois a formatação ficará danificada, visto que apenas o texto será convertido.

3 – Foxit Reader

Se a ideia de usar ferramentas na cloud lhe fazem confusão, experimente o Foxit Reader (foxitsoftware.com). Esta ferramenta gratuita permite-lhe converter ficheiros PDF em texto TXT, embora seja possível adquirir o Foxit Phantom PDF, que lhe permitirá converter em ficheiros editáveis pelo Microsoft Office, como Word ou Excel.

4 – Converta com o Foxit

Para exportar um ficheiro PDF para TXT, basta abrir o PDF, clicar em ‘Ficheiro’ > ‘Guardar Como’ > ‘Ficheiros TXT’ (*.txt) > ‘Guardar’. Tenha em atenção que esta conversão irá apagar qualquer tipo de formatação, uma vez que apenas o texto será convertido. Depois, pode usar o mesmo em qualquer editor de texto, incluindo o Notepad do Windows.

5 – PDF para Word

Embora o Foxit seja uma ferramenta eficaz para converter o texto de um PDF num documento editável, o mesmo não se pode dizer caso pretenda converter vários ficheiros PDF ao mesmo tempo. Para tal recomendamos o uso do Convert PDF to Word Plus, que permitirá converter, gratuitamente, ficheiros PDF com um máximo de três páginas cada. Para mais, terá que registar o programa.

6 – Converter com Word Plus

Uma vez instalada a aplicação, poderá escolher o formato de saída que desejar, seja ele em formato compatível com Word, Imagem, Texto ou HTML. Poderá ainda definir detalhes como o tipo de formato de documento, como DOC ou RTF, escolher as imagens como JPG, TIF ou PNG, bem como a resolução das imagens.

7 – Conversão conjunta

Esta aplicação permite ainda uma conversão em conjunto, bastando para tal adicionar os documentos PDF que deseja converter na janela da aplicação, efectuando o resto do processo de conversão como os ficheiros individuais, escolhendo o formato de saída e a pasta de destino. Tenha em atenção que o formato de saída escolhido será o mesmo para todos os ficheiros.

8 – Microsoft Word

Se utilizar uma versão recente do Microsoft Office, ou o Office Online, saiba que poderá editar alguns ficheiros em PDF usando o Word, ao abrir o ficheiro a converter neste processador de texto da Microsoft.

É recomendável usar este processo se o ficheiro for essencialmente texto, uma vez que o Word, ao converter as imagens, tende a alterar a formatação do documento, existindo ainda ocasiões em que texto de grandes dimensões acabe por ser convertido em imagem.

Categorias
Guia completo

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link