4G vai chegar à Lua

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
Audi Lunar Quattro

Parece que quando o ET regressar à Terra não vai ter de pedir o telefone emprestado a ninguém para ligar para casa, porque, em 2019, a Vodafone Alemanha em colaboração com a Nokia vão construir a primeira rede 4G fora do nosso planeta.

Esta colaboração entre as duas empresas surgiu na sequência da missão que a alemã PTScientists vai levar a cabo dentro de um ano que tem como objectivo enviar dois robôs para a superfície lunar. Esta será a primeira missão à Lua levada a cabo por uma empresa privada.

Segundo o fundador da PTScientists, Robert Böhme:

Este é um passo muito importante para a exploração sustentada do nosso sistema solar. Para que a humanidade consiga sair da Terra, temos de construir infra-estruturas fora do nosso planeta.

nA rede que vai ser criada na Lua vai ligar dois robôs Audi Lunar Quattro à estação base desenvolvida pela Nokia que está instalada na nave espacial que transportará os veículos. Todo o hardware 4G pesa menos de um quilo. O serviço 4G permitirá aos dois robôs comunicar, transferir dados e vídeo em alta definição quando se estiverem a aproximar do carro que foi abandonado na Lua no fim da última missão tripulada à Lua em 1972.

Esta missão partirá do Cabo Canaveral nos EUA no próximo ano a bordo de um foguetão Falcon 9 construído pela SpaceX de Elon Musk.

Mais informação aqui e aqui.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version