Review – Asus VivoBook S410UN

Durante a IFA, ficámos a conhecer a nova gama VivoBook S410, que se destaca por oferecer um design atraente, graças à implementação de um corpo surpreendentemente compacto e leve, com apenas 18,8 mm de espessura e uma moldura mínima, designada de NanoEdge.
VivoBook S14_Icicle Gold
VivoBook S14 - Icicle Gold

É justamente esta moldura que permite a utilização de um ecrã de 14 polegadas num espaço habitualmente reservado para um ecrã de 13,3 polegadas. Este ecrã tem a particularidade de usar a tecnologia IPS e uma resolução FullHD, o que lhe garante uma imagem de elevada qualidade. Para o alimentar (graficamente), este VivoBook S410UN recorre ao controlador gráfico do processador, bem como ao controlador dedicado Nvidia GeForce MX150, uma solução que surpreendeu pelo bom desempenho em jogos menos exigentes, como Overwatch.

Igualmente presente encontra-se um processador de oitava geração da Intel que, estranhamente, continua a ser um Kaby Lake redesenhado, não com as novidades arquitectónicas dos novos Coffee Lake, mas sim com a duplicação do número de núcleos existentes (de dois para quatro), embora tenha compensado (por questões energéticas) com a redução da velocidade de funcionamento.

Esta é a principal razão pela qual os testes de desempenho do sistema foram algo desinteressantes. O resto da configuração utiliza 16 GB de memória RAM DDR4 e um SSD de 512 GB, embora seja possível optar por um SSD mais pequeno, compensando em espaço com a inclusão de um disco rígido de 1 TB.

Porém, o teste que mais nos desiludiu foi o da autonomia, tendo apenas registado pouco mais de três horas, compensando por outro lado o facto de permitir carregar a bateria de forma bastante rápida, bastando 49 minutos para atingir 60% da bateria.

Ponto final

Este VivoSmart S410UN oferece, num corpo verdadeiramente compacto e elegante, uma máquina preparada para lidar com todas as tarefas do dia-a-dia de forma competente. Infelizmente o mesmo não se pode dizer da autonomia, algo limitada para quem precise de um equipamento para viajar.

PCMark 8 Work PCMark 8 Home PCMark 8 Bateria 3DMark (Cloudgate)
3116 2984 196 3386

+ Corpo elegante e compacto
+ Desempenho gráfico
– Autonomia

VivoBook S14_Icicle Gold

Medições: 2,96
Experiência de utilização: 2
Preço/qualidade: 2
Nota: 7

Distribuidor: Asus
Site: asus.pt
Preço: €1299

Ficha técnica

Processador: Intel Core i7-8850U a 1,8 GHz
Memória: 16 GB DDR4-2400
Armazenamento: 512 GB SSD
Ecrã: 14″ Full HD (1920 x 1080)
Placa gráfica: Intel HD Graphics 620 + NVIDIA GeForce MX 150
Conectividade: Rede sem fios 802.11ac, Bluetooth 4.2
Ligações: 1 x USB 3.0, 1 x USB 3.0 Type-C, 2 x USB 2.0, HDMI, leitor cartões SD e jack áudio
Dimensões: 326,4 x 225,5 x 18,75 mm
Peso: 1,43 kg

Categorias
MobilidadeReviews

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

  • Acer Swift 5

    À primeira vista, o Swift 5 parece-se com um tradicional ultrabook com um acabamento em azul escuro e elementos contrastantes em dourado, mas só pegando nele é que ficamos...
  • NZXT Kraken M22

    Embora o desempenho do Kraken X52 da NZXT, testado anteriormente, nos tenha conquistado, a realidade é que o preço poderia ser mais baixo. Também somos da opinião de que...
  • App do Dia – Lime

    A mobilidade está na ordem do dia nas cidades e novas formas de deslocação são sempre bem-vindas. Hoje trazemos-lhe a Lime, um serviço de aluguer de trotinetes eléctricas, que...
  • Razer Blade 15

    Razer renova o portátil Blade 15

    A Razer lançou esta quinta-feira novas versões do computador portátil para jogos Blade 15. Todas as versões do portátil estão equipadas com conectividade Gigabit Ethernet e o modelo de...
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link