Português participa na missão de simulação a Marte AMADEE-18

Português ensaia missão a Marte.
Marte AMADEE-18 marte - Marte AMADEE 18 - Português participa na missão de simulação a Marte AMADEE-18

João Lousada, colaborador da GMV INSYEN (Alemanha) e subcomandante de campo do Fórum Espacial Austríaco (OeWF), é um dos elementos da equipa que participa na missão de simulação a Marte, AMADEE-18.

No decurso da missão, que se prolongará durante um mês, João Lousada junta-se a uma equipa de mais cinco astronautas análogos que irão descer até à árida paisagem do deserto de Dhofar, em Omã, para «viver em isolamento e realizar uma série de experiências num exercício que simula uma missão a Marte».

Esta missão, liderada pelo OeWF em parceria com organizações internacionais de investigação, levará durante este mês de Fevereiro uma tripulação de campo formada por 15 membros de 8 países que conduzirão um conjunto de testes de preparação para futuras missões humanas a Marte, no campo da engenharia, operações de superfície planetária, astrobiologia, geofísica e geologia, ciências da vida e outras disciplinas.

Como parte destas experiências, a tripulação utilizará um drone, veículos terrestres robóticos (rovers) e um viveiro insuflável. Outra equipa trabalhará no Centro de Suporte da Missão (MSC) a partir de Innsbruck, na Áustria, com um atraso de sinal de 10 minutos entre as duas equipas, simulando assim o tempo de propagação do sinal entre Marte e a Terra.

Também participa na missão Laura Zanardini, outro membro da GMV INSYEN, como Directora de Voo desde o Centro de Suporte da Missão, a partir de onde coordenará a planificação e a execução da missão para garantir o cumprimento dos objectivos.

Via GMV.

Categorias
CiênciaNotícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Hey You!

Subscreva a newsletter da PCGuia e receba notícias, dicas e truques sobre tecnologia directamente na sua caixa de correio electrónico. 

Desejo receber email da PCGuia

Obrigado pela subscrição!