Notícias

Novo Asus Zenfone 5 traz um notch, inteligência artificial e um preço de arromba!

Asus Zenfone 5

Quatro anos depois de lançar o Zenfone 5, a Asus recuperou a designação ‘5’ para a sua mais recente gama de smartphones. A gama será composta por 3 modelos: Lite, Standard e Max.

O modelo mais icónico será Max que inclui um ecrã de grandes dimensões que, como o iPhone X, incluirá um ‘notch’ (uma zona preta rectangular na parte de cima do ecrã) na parte superior onde está instalada a câmara frontal. É aqui que começam e acabam as semelhanças com o modelo da Apple, porque no Zenfone esse ecrã utiliza tecnologia LCD e não existe o sistema de mapeamento facial através de laser de infravermelhos que é a razão para a existência do ‘notch’ no iPhone X.

Na parte de trás estão duas câmaras de 12 e 8 megapíxeis fabricadas pela Sony que, em conjunto com a tecnologia de inteligência artificial incluída no processador da Qualcomm têm a capacidade de detectarem o objecto que está a ser fotografado e ajusta para ajustar os parâmetros da câmara para obter os melhores resultados possíveis. Para além deste sistema, o software também aprende com o utilizador para ajustar automaticamente as imagens ao gosto de utilizador.

Asus Zenfone 5

Estes novos modelos são dual SIM, mas se utilizador não quiser usar dois cartões de acesso à rede, pode usar um dos espaços para instalar um cartão de memória microSD.

Por dentro está um processador Qualcomm 636 com quatro núcleos, um GPU Adreno 509 e 6 GB de memória RAM. Segundo a Asus, esta configuração do Zenfone 5 dá-lhe mais 40% de velocidade em relação à geração anterior. No que respeita ao armazenamento, existem 64 GB de memória flash que, como já foi indicado, podem ser estendidos através de cartões de memória microSD.

Asus Zenfone 5
Asus Zenfone 5

A bateria de 3300 mAh tem um ciclo de carga que utiliza as mesmas funcionalidades de inteligência artificial para poupar a vida útil da bateria, assim os primeiros 10 minutos são de carga rápida, de seguida o ciclo abranda até chegar aos 80% e depois acelera outra vez até completar o processo. O sistema aprende com o padrão de utilização diária.

O software do smartphone também não foi esquecido e a Asus removeu grande parte das aplicações que vinham de série e agora apenas estão presentes as aplicações específicas do ZenUI, mais o Facebook e Instagram. Não existem aplicações próprias de browser, correio electrónico, teclados e gestão de mensagens. O sistema operativo é o Android 8.

A surpresa da noite foi o topo de gama Zenfone 5Z que é igual ao Zenfone 5 mas que, na versão de topo, inclui um processador mais potente, o Qualcomm Snapdragon 845, e 256 GB de memória flash.

Vão estar disponíveis três versões com preços que começam nos 479 euros para a versão com 4Gb de memória RAM e 64 GB de espaço de armazenamento.

A nova gama Zenfone chegará ao mercado nacional a partir do próximo mês de Março e ainda não são conhecidos os preços dos restantes modelos.

PCGuia