Review – Energy Sistem Max 3+

Pode um smartphone ser bom e barato? Ou, pelo menos, trazer alguns elementos de destaque que o podem valorizar frente a propostas mais caras e de marcas mais conhecidas?
Energy sistem Max 3
Energy sistem Max 3

Pelos vistos, com o Max 3+ da Energy Sistem (uma marca espanhola, tal como a BQ) isto pode ser uma realidade. Por menos de 200 euros fica, por exemplo, com um smartphone com uma bateria tão poderosa como a do Huawei Mate 10, superando mesmo este smartphone da Huawei no campeonato da autonomia (640 contra uns espantosos 799 minutos).

Nada mau para um smartphone que custa quase menos seiscentos euros que o todo-poderoso da marca chinesa. O Max 3+ consegue, inclusive, superar os resultados do Nokia 8 neste benchmark, onde o terminal finlandês se fica pelos 672 minutos – até porque o espanhol conta com uma bateria de 4000 mAh e o Nokia se fica pelos 3090 mAh.

Só aqui, o Max+ 3 arruma com dois dos melhores smartphones Android do mercado. E não é isto que a maior parte de nós quer? Bateria que dure quase 24 horas sem ter de ir à ficha?

Outro dos pontos de destaque deste terminal da Energy Sistem não está propriamente no equipamento em si, mas sim num acessório que a marca decidiu incluir na caixa. Se é perfeitamente normal encontrar auscultadores nas ofertas comerciais dos smartphones, já não é tão comum assim que estes sejam Bluetooth.

É certo que a proposta da Energy Sistem não é nada comparada aos Air Pods da Apple, mas a verdade é que, ao oferecer um acessório deste tipo, a marca surpreende onde outras continuam a ser aborrecidas. Afinal, quando foi a última vez que se lembra de um smartphone trazer um bom e útil acessório-extra?

Estes dois pilares precisam da ajuda de mais um para que a oferta do Max 3+ da Energy Sistem seja consistente e a considerar. Não é, com certeza, pelo poder de processamento e desempenho, já que este foi mesmo um dos mais modestos smartphones a passar pelo banco de testes da PCGuia, com resultados algo fracos em gráficos e multitasking.

Isso nota-se ao usar o smartphone: há uma lentidão evidente no manuseamento do sistema operativo (Android 7.0). Sendo assim, o destaque vai, além do preço, para a qualidade da máquina fotográfica, com 13 MP muito bem aproveitados e que podem produzir excelentes resultados para partilhar nas redes sociais.

NOTA: 7

Medições: 1,16
Experiência de Utilização: 4,5
Preço / Qualidade: 0,9

+ Bateria
+ Phones Bluetooth na caixa
+ Fotografia
– Desempenho

Distribuidora: Energy Sistem
Site: energysistem.com
Preço: €189

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Processador: ARM Cortex A53 quad-core a 1,25 GHz
Memória: 2 GB
Armazenamento: 16 GB
Câmaras: 13 MP + 5 MP
Ecrã: 5,2 polegadas IPS HD (1280 x 720, 282 ppi)
Bateria: 4000 mAh
Dimensões: 148,7 x 72,4 x 9,1 mm
Peso: 161 gr

AnTuTu: 29 454
3D Mark Ice Storm Unlimited: 3710
PCMark 8 Work: 2515
PCMark 8 Autonomia: 799 minutos

Ponto Final

Se pelos grandes resultados de bateria a compra do Max 3+ era altamente recomendável, o facto de trazer auriculares Bluetooth transforma-o numa proposta bastante atraente e, pelo preço, diferenciadora. É pena o processador e a unidade de gráficos não ser um pouco mais potente.

Categorias
MobilidadeReviews

Jornalista de tecnologias desde 2005, tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil. Gosta de carros rápidos e de hotéis caros. Não tem um helicóptero porque decidiu gastar o prémio do último Euromilhões no desenvolvimento de um smartphone de marca própria.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link