Como instalar o Windows numa pen para o poder usar em qualquer PC

É possível andar com uma pen USB no bolso com o seu próprio Windows que pode ser usado em qualquer PC. Quer saber como se faz?
Windows Pen

O primeiro requisito para tornar o Windows 10 móvel é uma pen USB que tenha, pelo menos, 16 GB de espaço. Idealmente deve ser de 32 GB. Depois terá de descarregar uma ferramenta chamada WinToUSB que servirá para configurar a pen.

A Microsoft oferece uma opção semelhante que se chama Windows on Go, mas só funciona com a versão Enterprise do sistema operativo e também requer uma pen certificada para este tipo de utilização. Com o WinToUSB conseguirá criar um volume de arranque de qualquer versão do sistema operativo e usar qualquer pen. A principal desvantagem de usar o Windows a partir de uma pen é que o sistema irá funcionar muito mais lentamente.

Por outro lado, pode usá-la em qualquer computador.

Passo 1

Num computador com Windows 10 vamos criar o ficheiro ISO que será utilizado para clonar o Windows 10 para a pen USB. Para começar descarregue a Media Creation Tool a partir do site da Microsoft. Depois de acabar o download dê dois cliques em cima do ícone da aplicação (esta aplicação não tem instalação, por isso começa logo a funcionar).

 

Página para descarregar oa Windows Media Creation Tool

Página para descarregar a Windows Media Creation Tool.

Depois do programa arrancar, o primeiro ecrã que vai aparecer é o da licença de utilização. Aceite e clique em ‘Aceitar’ para passar para o ecrã seguinte.

Passo 2

Escolha a opção ‘Criar suporte de dados de instalação (pen USB, DVD ou ficheiro ISO) para outro PC’ e depois clique em seguinte.

Passo_1_USB

Escolha a opção ‘Criar suporte de dados de instalação (pen USB, DVD ou ficheiro ISO) para outro PC

Passo 3

Escolha a língua, edição do Windows e a arquitectura (32 ou 64 bits). Aconselhamos a última porque praticamente todos os computadores actuais têm processadores capazes de processamento a 64 bits. Clique em ‘Seguinte’.

Passo_2_USB

Escolha a língua, versão e arquitectura do sistema que quiser usar.

Passo 4

No ecrã ‘Escolha o suporte de dados a usar’, escolha a opção ‘Ficheiro ISO’. De seguida terá de escolher uma pasta onde o ficheiro ISO será guardado. Depois o processo inicia. Vai demorar um pouco dependendo da velocidade da máquina onde está a trabalhar.

Passo_3_USB

Escolha a opção ‘Ficheiro ISO’.

Passo 5

Agora terá de descarregar o WinToUSB a partir do site do programa. Esta aplicação existe em versão gratuita e paga. Escolha a gratuita. Depois de o programa estar na sua máquina instale-o.

Site_Win_to_USB

Passo 6

Lance o programa. Clique no botão à direita e escolha o ficheiro ISO que a Media Creation Tool gravou no sue disco rígido. Está na pasta que criou no passo 4. Escolha a versão do Windows 10 que quer clonar para a pen USB e depois clique em ‘Next’.

Passo_1_Win2USB

Passo 7

No ecrã seguinte clique na seta junto a “Please select the destination disk” e escolha a pen USB. Irá aparecer uma mensagem a pedir para escolher o esquema de partições. Escolha a opção ‘MBR for BIOS’ e depois clique em ‘Yes’.

Passo_2_Win2USB

Passo 8
No ecrã seguinte clique na opção ‘Legacy’ para o modo de instalação. De seguida clique em ‘Next’ para dar início ao processo de criação da pen com o Windows 10. Quando o processo chegar aos 100%, feche o WinToUSB e remova a pen drive do computador.
Passo_3_Win2USB
Passo 9

Qaundo quiser usar o Windows 10 numa máquina diferente, insira a pen numa entrada USB e ligue-o e prima a tecla F8 (ou Shift+F8 em certos computadores) ou na tecla F12. Escolha a opção para arrancar a partir da drive USB.

Naturalmente se utilizar o Windows desta forma num qualquer computador, terá de inserir os dados de acesso à rede sem fios, bem como outras definições. O Windows também terá de ser activado, por isso aconselhamo-lo a usar a sua conta Microsoft porque está ligada à licença do Windows e assim o processo é mais simples. Se tiver espaço na pendrive pode instalar as palicações que quiser no espaço livre tal como faz noutro qualquer computador.

Categorias
DicasGuia completo

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link