DicasGuia completo

Como instalar o Windows numa pen para o poder usar em qualquer PC

Windows Pen

O primeiro requisito para tornar o Windows 10 móvel é uma pen USB que tenha, pelo menos, 16 GB de espaço. Idealmente deve ser de 32 GB. Depois terá de descarregar uma ferramenta chamada WinToUSB que servirá para configurar a pen.

A Microsoft oferece uma opção semelhante que se chama Windows on Go, mas só funciona com a versão Enterprise do sistema operativo e também requer uma pen certificada para este tipo de utilização. Com o WinToUSB conseguirá criar um volume de arranque de qualquer versão do sistema operativo e usar qualquer pen. A principal desvantagem de usar o Windows a partir de uma pen é que o sistema irá funcionar muito mais lentamente.

Por outro lado, pode usá-la em qualquer computador.

Passo 1

Num computador com Windows 10 vamos criar o ficheiro ISO que será utilizado para clonar o Windows 10 para a pen USB. Para começar descarregue a Media Creation Tool a partir do site da Microsoft. Depois de acabar o download dê dois cliques em cima do ícone da aplicação (esta aplicação não tem instalação, por isso começa logo a funcionar).

 

Página para descarregar oa Windows Media Creation Tool
Página para descarregar a Windows Media Creation Tool.

Depois do programa arrancar, o primeiro ecrã que vai aparecer é o da licença de utilização. Aceite e clique em ‘Aceitar’ para passar para o ecrã seguinte.

Passo 2

Escolha a opção ‘Criar suporte de dados de instalação (pen USB, DVD ou ficheiro ISO) para outro PC’ e depois clique em seguinte.

Passo_1_USB
Escolha a opção ‘Criar suporte de dados de instalação (pen USB, DVD ou ficheiro ISO) para outro PC
Passo 3

Escolha a língua, edição do Windows e a arquitectura (32 ou 64 bits). Aconselhamos a última porque praticamente todos os computadores actuais têm processadores capazes de processamento a 64 bits. Clique em ‘Seguinte’.

Passo_2_USB
Escolha a língua, versão e arquitectura do sistema que quiser usar.
Passo 4

No ecrã ‘Escolha o suporte de dados a usar’, escolha a opção ‘Ficheiro ISO’. De seguida terá de escolher uma pasta onde o ficheiro ISO será guardado. Depois o processo inicia. Vai demorar um pouco dependendo da velocidade da máquina onde está a trabalhar.

Passo_3_USB
Escolha a opção ‘Ficheiro ISO’.
Passo 5

Agora terá de descarregar o WinToUSB a partir do site do programa. Esta aplicação existe em versão gratuita e paga. Escolha a gratuita. Depois de o programa estar na sua máquina instale-o.

Site_Win_to_USB

Passo 6

Lance o programa. Clique no botão à direita e escolha o ficheiro ISO que a Media Creation Tool gravou no sue disco rígido. Está na pasta que criou no passo 4. Escolha a versão do Windows 10 que quer clonar para a pen USB e depois clique em ‘Next’.

Passo_1_Win2USB

Passo 7

No ecrã seguinte clique na seta junto a “Please select the destination disk” e escolha a pen USB. Irá aparecer uma mensagem a pedir para escolher o esquema de partições. Escolha a opção ‘MBR for BIOS’ e depois clique em ‘Yes’.

Passo_2_Win2USB

Passo 8
No ecrã seguinte clique na opção ‘Legacy’ para o modo de instalação. De seguida clique em ‘Next’ para dar início ao processo de criação da pen com o Windows 10. Quando o processo chegar aos 100%, feche o WinToUSB e remova a pen drive do computador.
Passo_3_Win2USB
Passo 9

Qaundo quiser usar o Windows 10 numa máquina diferente, insira a pen numa entrada USB e ligue-o e prima a tecla F8 (ou Shift+F8 em certos computadores) ou na tecla F12. Escolha a opção para arrancar a partir da drive USB.

Naturalmente se utilizar o Windows desta forma num qualquer computador, terá de inserir os dados de acesso à rede sem fios, bem como outras definições. O Windows também terá de ser activado, por isso aconselhamo-lo a usar a sua conta Microsoft porque está ligada à licença do Windows e assim o processo é mais simples. Se tiver espaço na pendrive pode instalar as palicações que quiser no espaço livre tal como faz noutro qualquer computador.

PCGuia
Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizá-lo estará a aceitar a nossa política de privacidade e os nossos Termos de utilização. Mais informação acerca da forma como utilizamos cookies está disponível aqui.
×