Review – Lenovo L27Q

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Tal como o nome indica, este ecrã tem 27 polegadas. O seu painel é do tipo IPS, daí a excelente qualidade de imagem reproduzida e os elevados ângulos de visualização sem perda de qualidade, até 178º. Com um tempo de resposta de 4 ms e uma resolução QHD (2560 x 1440), este ecrã torna-se significativamente mais prático que o dos monitores rivais mais acessíveis, embora limitado a uma resolução Full HD, o que impede um melhor aproveitamento da área de trabalho do seu sistema.

Naturalmente, este acréscimo na resolução veio também influenciar, de forma positiva, a experiência de utilização durante a visualização de conteúdos multimédia ou, como nós tanto gostamos, durante sessões de jogos. Desde FIFA 17, passando por Civilization VI, ou até mesmo Doom, correm neste L27Q na perfeição, desde que tenha uma placa gráfica com poder de processamento suficiente para lidar com esta resolução (uma Nvidia GTX 1060 serve).

Em termos de design, este monitor também impressiona, com uma moldura quase inexistente. Existe apenas uma barra inferior, onde estão colocados os botões para navegação dos menus, o que permite assim ajustar as definições de imagem ao seu gosto; nós, por exemplo, não gostámos das definições de origem.

Falta referir a versatilidade desde monitor: boa em termos de ligações (HDMI 1.4 e DisplayPort 1.2) e má no que respeita ao suporte para parede, uma vez que não existem pontos de fixação VESA no painel traseiro. Mas não se preocupe, a base não é muito grande e tem um aspecto muito atraente, tal como o resto do monitor.

Conclusão

Este L27Q revela o quanto os fabricantes estão a apostar no design dos seus novos monitores, sem descurar a qualidade de imagem. Um excelente exemplo para quem procura um bom monitor para trabalhar, ou para jogar, relativamente acessível.

Ficha técnica

Ecrã: 27 polegadas IPS
Tempo de Resposta: 4 ms
Resolução Máxima: 2560 x 1440
Ligações: HDMI 1.4, DisplayPort 1.2
Dimensões: 611,6 x 465,8 x 245 mm

+ Design
+ Qualidade de imagem
– Falta de encaixes VESA

Qualidade de imagem: 3,5
Experiência de Utilização: 3
Preço/Qualidade: 2
Pontuação: 8,5

Distribuidor: Lenovo
Site: lenovo.com/pt/pt
Preço: €349

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version