Wearable GoLiveClip tem tecnologia ‘made in’ Portugal

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

Com o aumento da expectativa de vida dos portugueses, as novas tecnologias apresentam-se como uma ferramenta indispensável para a melhoria da qualidade de vida dos idosos.

O centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS, do Porto, em parceria com a empresa holandesa Gociety Solutions, no âmbito do Ambient Assisted Living (AAL), desenvolveu o GoLiveClip, um dispositivo concebido «para melhorar a saúde e a segurança do utilizador».

O GoLiveClip, que foi posto à venda esta semana na Holanda, permite ao utilizador alertar contactos de emergência através de um botão de alerta, regista a actividade física diária e consegue detectar e até avaliar o risco de quedas.

Este wearable está ligado à aplicação GoLivePhone para os dispositivos móveis Android e oferece várias funcionalidades, como chamadas para contactos de emergência, alertas para a toma de medicamentos, localização GPS, entre outras.

A tecnologia que serviu de base a este produto foi desenvolvida na Fraunhofer Portugal AICOS. O Smart Companion, uma aplicação Android desenhada especificamente para colmatar as necessidades da população sénior, e os Pandlets, sensores de movimento para dispositivos sem fios, que permitem a monitorização de actividade física, a detecção de quedas, e localização por GPS, foram ambos desenvolvidos no centro de investigação do Porto.

Via Fraunhofer Portugal AICOS, Gociety Solutions.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version