Review – BQ Aquaris X Pro

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Tal como é hábito nos smartphones da BQ, o botão ‘Home’ é virtual e tem o logótipo da marca. Os designers preferiram não alterá-lo e colocar o sensor de impressões digitais na parte de trás. A interface de ligação é USB Type-C, o que lhe dá um toque de modernidade. No entanto, pode criar alguns problemas se se esquecer do cabo em casa, visto que a maioria dos telefones ainda usam microUSB para carregar e sincronizar dados com o PC ou Mac.

Um aspecto de que gostei muito no Aquaris X Pro foi o facto de, em vez de a marca ter gasto tempo e recursos a criar uma skin para o sistema operativo Android 7.1 Nougat, ter decidido usar a versão pura. Isto torna o software necessariamente mais leve, gasta menos bateria e simplifica muito a experiência de utilização. Tirando a aplicação BQ Plus, tudo resto é só Android.

No que respeita ao desempenho, o Aquaris Pro X é uma máquina que se porta muito bem, mas não é excepcional. Na maioria dos casos, os resultados dos testes colocam-no no meio da nossa tabela em que reunimos as medições feitas a mais de cem smartphones desde 2014. No AnTuTu, o desempenho do CPU e GPU são equivalentes ao do Huawei Nova e do Sony Xperia Z5. No PC Mark anda perto do Asus Zenfone Zoom S e no 3D Mark é semelhante ao Sony Xperia XA1. Nos testes de bateria, o BQ saiu bem para uma máquina com uma bateria de 3100 mAh.

Outra nota positiva em relação à bateria: este smartphone inclui a tecnologia Fastcharge 3.0 da Qualcomm, que permite carregar uma bateria completamente vazia até aos 100% de carga em menos de duas horas. A qualidade das fotografias é boa, embora a aplicação de fotos tenha a tendência de saturar um pouco as cores.

Ponto Final

Por 340 euros, Aquaris X Pro é uma máquina muito interessante. Não é a mais rápida do mundo, nem chega lá perto, mas é muito bem construída e oferece uma boa experiência de utilização.

+ Android puro
+ Construção
– Não se destaca da “multidão”

Antutu PCMark Work 3D Mark Vida da bateria (min)
64 475 4897 13 633 700

Medições: 1,53
Experiência de utilização: 5,7
Preço: 0,8
Nota final: 8

Distribuidor: BQ
Site: bq.com
Preço: €339,90

Ficha técnica
Processador: Qualcomm Snapdragon 626 Octa Core a 2,2 GHz
Memória: 3 GB
Armazenamento: 32 GB (Expansível por MicroSD)
Câmaras: 12 MP + 8 MP
Ecrã: 5,2″ LCD IPS LTPS (1080 x 1920, XXX dpi)
Bateria: 3100 mAh
Dimensões: 146,5 x 72,7 x 7,8 mm
Peso: 158 gr

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version