Fujitsu prevê o local de trabalho de 2025

A Inteligência Artificial vai libertar os colaboradores para se focarem em actividades mais complexas.
Fujitsu-Workplace-New

Segundo um whitepaper criado para a Fujitsu pela empresa de pesquisa Pierre Audoin Consultants (PAC), a Inteligência Artificial (IA) está a tornar-se uma das forças motrizes das alterações ao local de trabalho até 2025 e muitos dos actuais ambientes físicos de trabalho, práticas de trabalho e ferramentas de produtividade vão tornar-se obsoletos nos próximos oito anos.

A Fujitsu solicitou à PAC que explorasse a questão: ‘Qual será o aspecto de uma estratégia de local de trabalho eficaz em 2025?’.

O whitepaper resultante, ‘Workplace 2025’, foca-se em mudanças sociais, evoluções tecnológicas, impactos ambientais, considerações de negócio e alterações demográficas como os principais factores que irão provocar reconfigurações nos requisitos futuros do local de trabalho.

Os analistas da PAC prevêem que o ritmo das mudanças continuará a acelerar entre agora e 2025, e terá impacto em todos os aspectos dos locais de trabalho futuros.

A IA já é capaz de executar um conjunto cada vez maior de tarefas, e começa a ter um impacto alargado em quase todos os aspectos do local de trabalho e no modo como as pessoas vivem e trabalham.

A Fujitsu recomenda que uma estratégia de local de trabalho eficaz para 2025 se deve basear no uso omnipresente de sistemas movidos a IA ao longo do dia de trabalho.

A Inteligência Artificial vai libertar os colaboradores para se focarem em actividades mais complexas, bem como fornecer suporte através de assistentes inteligentes e ajudar a forjar novas conexões empresariais com base na melhor combinação de competências determinada pela máquina.

O whitepaper prevê que as empresas possam esperar um efeito transformador no seu local de trabalho impulsionado por alterações demográficas, pela ascensão da IA e pelo desaparecimento do ambiente de escritório tradicional.

Todavia, o whitepaper também alerta que as empresas hoje precisam de começar a fomentar uma cultura de inovação e colaboração, tanto dentro como fora da sua organização, e destaca que a tecnologia desactualizada e as práticas laborais fora de moda podem asfixiar a produtividade e desmotivar os colaboradores.

Via Fujitsu.

Categorias
PCGuia Pro

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link