33% das empresas foram vítimas de um ataque DDoS em 2017

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

De acordo com o Relatório Global de Riscos de Segurança IT 2017 da Kaspersky Lab, 50% das empresas alega que a frequência e complexidade dos ataques DDoS (Distributed Denial of Service) de que são alvo aumentam todos os anos.

Nesse sentido, 33% das empresas foram vítimas de um ataque em 2017, o dobro de 2016, «demonstrando a importância do aumento da consciencialização e protecção contra os ataques DDoS, que não aparentam abrandar». Daqueles que foram afectados, 20% são micro empresas, 33% PMEs e 41% empresas de grandes dimensões.

Apesar de os números deste ano demonstrarem que as empresas estão mais susceptíveis a sofrerem um só ataque – em 2016, 82% foi vítima de mais do que um ataque DDoS, em comparação com 76% este ano – as consequências não são menos severas, resultando em graves perturbações nos negócios.

Cerca de 26% das empresas que foram vítimas de um ataque DDoS relataram uma diminuição significativa no desempenho dos seus serviços, e 14% afirmou existirem falhas nas transacções ou processos dos serviços afectados.

Várias empresas afirmaram também que os ataques DDoS estão a ser utilizados para camuflar outro tipo de incidentes. Na primeira metade de 2017, mais de metade dos inquiridos afectados por ataques DDoS (53%) afirmou que estes foram utilizados como camuflagem.

Metade (50%) reportou que os ataques ocultaram infecções de malware; 49% afirmou que escondiam hackings ou invasões na rede e 26% das empresas disseram que os ataques esconderam roubos financeiros.

Via Kaspersky Lab.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version