Review – Sony Bravia XE90

Embora o televisor Sony mais desejado do momento seja o novo A1, o primeiro OLED (utilizável) da marca nipónica, esta XE90 poderá revelar-se como uma agradável surpresa, por menos de metade do preço.

Poderá pensar que, à partida, esta é uma mera actualização de um modelo de 2016 dos televisores Sony Bravia – e até certo ponto tem razão. Mas existem algumas novidades importantes.

Logo para começar, temos o factor ‘preço’, já que a Sony surpreendeu ao pedir um valor similar aos seus rivais. Isto é uma novidade, já que nos últimos anos a marca afastou-se da concorrência ao praticar preços mais elevados.

Mas o melhor de tudo é isto não obrigou a Sony a limitar este Bravia XE90, bem pelo contrário, especialmente no que toca a funcionalidades.

Ecrã LED HDR
Falando no elemento fundamental deste televisor, a Sony usa um ecrã Triluminos que, graças à tecnologia X-Tended Dynamic Range Pro, e ao excelente processamento do seu processador X1, garantem uma imagem excelente, com muito detalhe e cores intensas sem estarem exageradamente saturadas.

Cumprindo as normas HDR10 e HLG, este ecrã 4K é compatível com HDR, mas tem a particularidade de ter uma retroiluminação directa e mais precisa.

Ou seja, em vez de usar iluminação LED lateral, como a grande maioria dos televisores LED do mercado, utiliza um painel composto por diversas secções que controlam áreas específicas do ecrã, para garantir, não só um brilho mais uniforme, como evitar as chamadas “fugas de luz”, em zonas do ecrã que têm que ser mais escuras.

Melhor que isto, só com a tecnologia OLED, onde cada píxel é responsável pela sua própria iluminação. Embora muitos afirmem que esta solução pode limitar o brilho reproduzido pelo televisor, especialmente em conteúdos HDR, não notámos qualquer tipo de limitação deste tipo.

Android TV
Igualmente importante é o recurso à interface Android TV, na sua versão mais actual 7.0 (Nougat), sendo a sua utilização muito simples e intuitiva: é tal e qual como usar o seu smartphone ou tablet. Basta inserir a sua conta Google e poderá aceder a todos os serviços compatíveis com a plataforma Android TV, bem como instalar aplicações e jogos.

Ver vídeos em 4K HDR neste televisor é facílimo – basta usar serviços como o Netflix. Outra das vantagens do sistema Android TV é a rápida integração com os seus dispositivos móveis, desde que os mesmos estejam ligados à sua rede doméstica.

Assim, é possível usar o smartphone ou tablet para controlar o televisor e escolher os conteúdos a serem reproduzidos na televisão.

Conclusão
Embora não esteja ao nível de um televisor OLED, esta Bravia XE90 surpreende pela excelente qualidade de imagem, pelo brilho uniforme e pelo excelente contraste. O preço é outra agradável surpresa e está ao nível dos seus rivais mais directos.

Ficha técnica:
Dimensão: 55 polegadas
Resolução: 4K HDR (3840 x 2160)
Ligações: 4 x HDMI, Ethernet, 3 x USB
Consumo: 109 W
SmartTV: Android TV 7.0

+ Qualidade de imagem
+ Simplicidade da interface Android TV
+ Preço

Funcionalidades: 2
Experiência: 3,5
Preço: 3,5
Pontuação: 9

Distribuidor: Sony
Site: sony.pt
Preço: €1799

Categorias
ImagemReviews

Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

  • Acer Swift 5

    À primeira vista, o Swift 5 parece-se com um tradicional ultrabook com um acabamento em azul escuro e elementos contrastantes em dourado, mas só pegando nele é que ficamos...
  • NZXT Kraken M22

    Embora o desempenho do Kraken X52 da NZXT, testado anteriormente, nos tenha conquistado, a realidade é que o preço poderia ser mais baixo. Também somos da opinião de que...
  • Descomplicómetro – Filtros de imagem em videojogos

    Como o próprio nome indica, estes filtros têm como função alterar a imagem para a aperfeiçoar, à semelhança do que é possível fazer com a fotografia ou vídeo. Porém,...
  • Corsair Carbide 275R_02

    Review – Corsair Carbide 275R

    A Corsair Carbide 270R é uma caixa que continua a ser uma boa escolha para quem procura uma caixa de dimensões compactas, mas capaz de alojar componentes de grandes...
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link